TRANSPORTE COLETIVO EM CURITIBA

O crescimento da cidade direcionado segundo parâmetros urbanísticos específicos estabelecidos a partir do Plano Diretor de 1966, contemplou a promoção social, a habitação, o trabalho, o transporte, a circulação e o meio ambiente.O desenvolvimento linear foi caracterizado pela implantação de cinco Eixos Estruturais para áreas de expansão urbana verticalizada, comércio e prestação de serviços, e a implantação de um sistema de transporte de massa em canaletas exclusivas, que juntamente com duas vias externas paralelas forma o chamado sistema trinário.Via Central - circulação do transporte de massa no centro, em via exclusiva, ladeada por vias locais para acesso às atividades lindeiras.Vias Externas - destinadas prioritariamente ao veículo privado, com sentido de tráfego único, promovendo as ligações centro/bairro e bairro/centro.Estes Eixos começam a ser implantados na década de 70, sendo o primeiro, Norte-Sul, inaugurado em 1974.Neste primeiro corredor entraram em operação 2 linhas expressas, 8 linhas alimentadoras e 2 terminais com integração física, utilizando ônibus especialmente projetados para 100 passageiros, com uma comunicação visual especial e cores diferenciadas para as linhas expressas e alimentadoras. Este sistema integrado transportava na época 54.000 passageiros/dia, correspondendo a 8% da demanda total.
Em 1977 foi implantado o Eixo Boqueirão com os terminais Carmo e Hauer, com mais 2 linhas (Carmo/Rui Barbosa e Hauer/Rui Barbosa), totalizando 6 linhas expressas e 26 alimentadoras, que respondiam por 32% do total da demanda da cidade.
Em 1979, para viagens externas ao centro, foi criada a primeira Linha Interbairros integrando o sistema, agora com 9 linhas expressas e 33 alimentadoras, atendendo a 34% da demanda.
Em 1980, com a implantação dos eixos Leste e Oeste, entraram em operação mais 3 linhas expressas (Capão da Imbuia, Centenário e Oficinas) no eixo Leste e uma no Eixo Oeste (Campina do Siqueira/Rui Barbosa), e 2 Linhas Interbairros, completando a Rede Integrada de Transporte – RIT, que foi consolidada pela adoção da tarifa única. Os ônibus expressos foram substituídos por ônibus articulados, com capacidade para 160 passageiros. Em 1986 mudanças institucionais importantes foram promovidas, com a URBS - Urbanização de Curitiba S. A. assumindo em o gerenciamento do sistema, sendo a concessionária das linhas, e as empresas operadoras as permissionárias. A partr de 1987, a remuneração do serviço passa a ser por quilômetro rodado.
Em 1991 implantaram-se as Linhas Diretas ("Ligeirinho") destinadas às demandas pontuais, com embarque e desembarque em nível nas estações tubo, pagamento antecipado da tarifa e uso de ônibus padron com um "lay-out" especial.



Em 1992 iniciou-se a operação do ônibus biarticulado nas linhas expressas, com capacidade para 270 passageiros, com embarque e desembarque em nível e pagamento antecipado da tarifa nas estações tubo. (Atualmente, os biarticulados têm capacidade para 230 passageiros em função da nova legislação municipal - lei 12.597/08.)


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