TRANSPORTE COLETIVO EM CURITIBA
A evolução da RIT foi significativa, com uma cobertura espacial cada vez maior. Em 1996, através de convênio com a COMEC, a URBS passou a controlar o transporte da Região Metropolitana, permitindo a integração no âmbito metropolitano, ampliando os benefícios do sistema para a população dos municípios vizinhos
Em 1999, com o objetivo de atender à crescente demanda da região do Sítio Cercado, incrementada pela implantação do Bairro Novo, e atendimento a um eixo de desenvolvimento de economias comunitárias (Linhão do Emprego), foi implantada a Linha Circular Sul operando com ônibus biarticulado.Em 2001, devido a algumas linhas apresentarem pouca demanda de passageiros, e conseqüente baixa freqüência, foram implantados micro-ônibus nessas linhas convencionais, melhorando o intervalo e a atratividade das linhas. Nesse mesmo ano entraram em operação ônibus articulados em linhas de grande demanda que não utilizam vias exclusivas.
Ônibus de Linhas Troncais - alimentadores.
Em 2002 foi implantado o Cartão Transporte, um “smart card” que substituiu as fichas utilizadas no sistema. Esse sistema permite ao usuário ter seu cartão personalizado, podendo ser cancelado em caso de perda ou roubo, passando o saldo de créditos para um novo cartão, evitando que o usuário sofra prejuízos.A adequação do Plano Diretor de Curitiba ao Estatuto da Cidade através da Lei Municipal nº 11.266/2004, estabeleceu como diretrizes relativas à mobilidade na cidade de Curitiba:–A ordenação do sistema viário, priorizando a circulação do transporte coletivo sobre o transporte individual;–A promoção da atratividade do uso do transporte coletivo por intermédio de deslocamentos rápidos, seguros, confortáveis e custos compatíveis;–A melhoria e ampliação da integração do transporte público coletivo em Curitiba buscando a consolidação da integração metropolitana;–O estimulo à adoção de novas tecnologias que visem a redução de poluentes, resíduos ou suspensão e de poluição sonora, priorizando a adoção de combustíveis renováveis;–A busca da excelência nos padrões de qualidade que proporcionem aos usuários do transporte coletivo crescente grau de satisfação do serviço.Em 2005 foi criada a tarifa domingueira, passagem mais barata aos domingos, (R$ 1,00), com o objetivo de proporcionar maior acesso ao lazer à população de menor poder aquisitivo, e ainda houve a redução do valor da tarifa única, para R$ 1,80. Atualmente, a tarifa da Rede Integrada de Transporte é de R$ 2,20.Os desafios atuais do sistema de transporte coletivo de Curitiba passam pela necessidade de aumentar a capacidade dos eixos de transporte, principalmente nas canaletas exclusivas, aumentar a velocidade operacional das linhas de transporte, especialmente das expressas e diretas, reduzir a emissão de poluentes, ampliar e modernizar os terminais de integração, com o objetivo de atender de maneira mais confortável e segura as demandas existentes e ainda atrair novos usuários ao sistema, aumentando assim a participação dos deslocamentos por transporte coletivo na cidade, hoje responsável por cerca de 45% do total de deslocamentos.Inúmeras iniciativas nesse sentido estão em andamento como:-A implantação da Linha Verde, novo eixo de desenvolvimento decorrente da transformação da antiga BR- 116, atual BR-476 em via urbana, no trecho entre o Atuba e o Pinheirinho, que abrigará mais três importantes linhas de transporte que utilizarão a canaleta exclusiva a ser implantada nesse eixo;A ultrapassagem na canaleta exclusiva do Eixo Boqueirão junto as estações de embarque para permitir a criação de linhas diretas pelas canaletas, ora em projeto; -A aquisição de ônibus com tecnologia menos poluente, com os padrões do EURO 3;- Elaboração de estudos visando a adoção do biodiesel nos ônibus do sistema; -A elaboração dos projetos de ampliação e modernização dos terminais de integração, que começaram a ser implantados em 2008 nos terminais: Cabral, Capão da Imbuia, Hauer e Campina do Siqueira;-Estudos de alternativas para adoção de novos modais nos eixos de transporte, em especial para os eixos Norte e Sul, atualmente os mais carregados.
Tipos de Linhas de Operação.
Fonte: Prefeitura Municiapal de Curitiba PR
Em 1999, com o objetivo de atender à crescente demanda da região do Sítio Cercado, incrementada pela implantação do Bairro Novo, e atendimento a um eixo de desenvolvimento de economias comunitárias (Linhão do Emprego), foi implantada a Linha Circular Sul operando com ônibus biarticulado.Em 2001, devido a algumas linhas apresentarem pouca demanda de passageiros, e conseqüente baixa freqüência, foram implantados micro-ônibus nessas linhas convencionais, melhorando o intervalo e a atratividade das linhas. Nesse mesmo ano entraram em operação ônibus articulados em linhas de grande demanda que não utilizam vias exclusivas.
Ônibus de Linhas Troncais - alimentadores.
Em 2002 foi implantado o Cartão Transporte, um “smart card” que substituiu as fichas utilizadas no sistema. Esse sistema permite ao usuário ter seu cartão personalizado, podendo ser cancelado em caso de perda ou roubo, passando o saldo de créditos para um novo cartão, evitando que o usuário sofra prejuízos.A adequação do Plano Diretor de Curitiba ao Estatuto da Cidade através da Lei Municipal nº 11.266/2004, estabeleceu como diretrizes relativas à mobilidade na cidade de Curitiba:–A ordenação do sistema viário, priorizando a circulação do transporte coletivo sobre o transporte individual;–A promoção da atratividade do uso do transporte coletivo por intermédio de deslocamentos rápidos, seguros, confortáveis e custos compatíveis;–A melhoria e ampliação da integração do transporte público coletivo em Curitiba buscando a consolidação da integração metropolitana;–O estimulo à adoção de novas tecnologias que visem a redução de poluentes, resíduos ou suspensão e de poluição sonora, priorizando a adoção de combustíveis renováveis;–A busca da excelência nos padrões de qualidade que proporcionem aos usuários do transporte coletivo crescente grau de satisfação do serviço.Em 2005 foi criada a tarifa domingueira, passagem mais barata aos domingos, (R$ 1,00), com o objetivo de proporcionar maior acesso ao lazer à população de menor poder aquisitivo, e ainda houve a redução do valor da tarifa única, para R$ 1,80. Atualmente, a tarifa da Rede Integrada de Transporte é de R$ 2,20.Os desafios atuais do sistema de transporte coletivo de Curitiba passam pela necessidade de aumentar a capacidade dos eixos de transporte, principalmente nas canaletas exclusivas, aumentar a velocidade operacional das linhas de transporte, especialmente das expressas e diretas, reduzir a emissão de poluentes, ampliar e modernizar os terminais de integração, com o objetivo de atender de maneira mais confortável e segura as demandas existentes e ainda atrair novos usuários ao sistema, aumentando assim a participação dos deslocamentos por transporte coletivo na cidade, hoje responsável por cerca de 45% do total de deslocamentos.Inúmeras iniciativas nesse sentido estão em andamento como:-A implantação da Linha Verde, novo eixo de desenvolvimento decorrente da transformação da antiga BR- 116, atual BR-476 em via urbana, no trecho entre o Atuba e o Pinheirinho, que abrigará mais três importantes linhas de transporte que utilizarão a canaleta exclusiva a ser implantada nesse eixo;A ultrapassagem na canaleta exclusiva do Eixo Boqueirão junto as estações de embarque para permitir a criação de linhas diretas pelas canaletas, ora em projeto; -A aquisição de ônibus com tecnologia menos poluente, com os padrões do EURO 3;- Elaboração de estudos visando a adoção do biodiesel nos ônibus do sistema; -A elaboração dos projetos de ampliação e modernização dos terminais de integração, que começaram a ser implantados em 2008 nos terminais: Cabral, Capão da Imbuia, Hauer e Campina do Siqueira;-Estudos de alternativas para adoção de novos modais nos eixos de transporte, em especial para os eixos Norte e Sul, atualmente os mais carregados.
Tipos de Linhas de Operação.
Fonte: Prefeitura Municiapal de Curitiba PR
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