PEQUIZEIRO (CARYOCAR BRASILIENSE CAMB

O pequizeiro é uma árvore sul-americana da família das cariocaracea, gênero cariocar, do qual se conhecem cerca de doze espécies. Outras espécies florescem na Bahia, Brasil Central e Amazônia (Cariocar vilosum), Guianas (Cariocar muciform), Colômbia (Cariocar amigdaliform), etc.

O pequizeiro é uma planta típica do Cerrado, que consiste num bioma de grande variedade de sistemas ecológicos, tipos de solo, clima, relevo e altitude, e com uma vegetação caracterizada por coberturas rasteiras, arbustos, árvores esparsas e tortuosas, de casca grossa, folhas largas e raízes profundas, formando desde paisagens campestres a florestas.
Com uma vida útil estimada de aproximadamente 50 anos, o pequizeiro atinge até 10 m de altura. Sua fase reprodutiva inicia-se a partir do oitavo ano, com floração ocorrendo normalmente entre os meses de setembro a novembro.


Pequizeiro (Caryocar brasiliense Camb.) - É uma planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, constituindose uma característica do Cerrado brasileiro. Ocorre geralmente em agrupamentos mais ou menos densos, tanto em formações primárias como secundárias e pioneiras.


Trata-se de uma árvore frondosa, de folhas verde-escuras, ásperas, ovais, tendo doze centímetros de maior diâmetro e seis de menor, cujas bordas são picotadas sinuosamente e prendem-se ao caule aos grupos de três em três.O porte da árvore varia com a qualidade do terreno. Em zonas áridas, os pequizeiros não passam de arbustos - 1 a 2 metros; nos terrenos férteis ele atinge proporções maiores, alcançando tamanhos colossais na Amazônia (30 metros de altura seis metros de circunferência de tronco). Aqui mesmo em nossas chapadas, alguns exemplares fogem do padrão - pequizeiros com grande altura e extensa e frondosa copa, chamando a atenção de todos que por ali passam. Seus galhos são tortuosos e ramificados, envolvidos por uma grossa e rugosa casca, com recortes profundos. Qualquer que seja o seu tamanho, o pequizeiro produz boa sombra.
Há árvores mais acolhedoras do que outras; a mangueira, por exemplo, proporciona uma sombra extraordinariamente agradável, não somente por interceptar os raios solares, mas, perece-nos, que suas folhas volatizam essências aromáticas e calmantes, que proporciona bem-estar físico e tranquilidade ao espírito. Assim, também repousante é a sombra do pequizeiro, acolhedora, constitui
um convite ao caminheiro fatigado pela canícula.

Bem voltemos ao pequizeiro. Alguns pequizeiros atingem altura fora de série, sobressaindo-se muito acima de seus companheiros de sítio.


Flor do pequizeiro
Posted by Picasa

Comentários

Postagens mais visitadas