PALAVRA DO DIA - CREDENCIAL

CREDENCIAL

Em notícia publicada no jornal "Folha de São Paulo" no último dia 28/05, afirmou-se que o presidente do Senado Federal solicitou ao primeiro secretário da casa que retirasse as credenciais dos repórteres do programa "CQC", os quais, segundo ele, teriam desrespeitado a instituição ao chamá-lo de "dinossauro" em um quadro do programa.

A palavra "credenciais" é o plural de "credencial", no texto acima um substantivo feminino que designa o cartão de identificação que autoriza a entrada ou presença de alguém em determinado local.

>> Definição do "iDicionário Aulete":

(cre.den.ci.al)

a2g.

1. Que confere crédito, poder, autoridade (documento credencial)

2. Merecedor de crédito: As provas do concurso serão aplicadas por uma instituição credencial.

sf.

3. Cartão de identificação que autoriza a entrada ou presença em determinado local, e esp. a participação em determinado evento: Não conseguiu credencial para trabalhar nas Olimpíadas.

4. Comprovante de qualificação: O homem foi detido com falsa credencial de piloto.

5. Aquilo (ação passada, condição presente, título, fama etc.) que abona, valoriza algo ou alguém, que suscita confiança de outros: Usa o nome famoso do ex-marido como sua principal credencial. [ Nesta acp., tb. us. no pl. ] [ ]

6. Documento que autoriza um embaixador, delegado etc. a representar seu país no exterior [ Nesta acp., mais us. no pl. ]

[Pl.: -ais.]

[F.: Do it. credenziale.]


...
Fonte: Dicionário Aulete

Comentários

Postagens mais visitadas