Copa-2014: FIFA PLANEJA SEDE FIXA PARA SELEÇÕES


Ciente dos problemas com transportes, do clima do Brasil e do tamanho continental que o país tem, a Fifa já se planeja para organizar a tabela para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Jerome Valcke, secretário-geral da entidade, há planos para buscar um modelo capaz de evitar desgastes das equipes com deslocamentos. Por isso, o Mundial na África do Sul, em 2010, serve como exemplo, já que sedes fixas para as seleções também são estudadas.
Em entrevista ao jornal O Globo, Valcke revela que a Fifa estuda o esquema de sedes fixas para as equipes. "É possível que voltemos ao sistema de seleções fixas numa região ou numa sede durante a primeira etapa, mas é algo que iremos estudar", comenta o secretário-geral.
Durante entrevista coletiva, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, havia se comprometido a estudar a possibilidade de, pelo menos os cabeças-de-chave, terem uma sede fixa já na África do Sul. Desde o Mundial dos Estados Unidos, em 1994, a entidade organiza as partidas de forma que cada equipe jogue em várias sedes para dar mais facilidades aos torcedores que querem ver mais jogos. "Mas, com o modelo de transporte que temos na África do Sul, poderemos estudar a possibilidade de sede fixa", completou o dirigente. Valcke destaca que tal modelo pode ser aplicado no Brasil, mas com todas as seleções participantes do Mundial de 2014. "Não faz sentido pôr uma equipe para jogar em Manaus a primeira partida e mandá-la para Porto Alegre no jogo seguinte. Há também o fato clima, que é importante. É preciso pensar no torcedor: ele não pode ir ver seu time jogar em Recife, em Porto Alegre, depois, no Rio. Ou esse torcedor é rico ou passará boa parte da Copa do Mundo voando", encerra Valcke.



Fonte : Do UOL Esporte – SP publicado em 23/06/09

Comentários

Postagens mais visitadas