BIOCIDADE: NOVO MODELO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL


Em 2007, Curitiba aprovou uma Lei Municipal que implanta no Brasil um modelo inédito o de preservação de áreas naturais urbanas: Programa Biocidade que visa reduzir as perdas da biodiversidade no ambiente urbano, compatibilizando desenvolvimento e conservação ambiental - as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Proprietários de terrenos com 70% de mata nativa relevante que transformar a área em RPPNM ode transferir o direito de construir naquele local para outro. Esse direito chama-se potencial construtivo, que pode ser aplicado em outra propriedade do dono da REPPNM ou ser vendido a uma construtora, associadando o retorno econômico a preservação do meio ambiente.
A primeira reserva, criada em 2007, fica na área de preservação do rio Cascatinha, na bacia do Barigui. No fim de 2008, a cidade ganhou a sua segunda reserva particular, com 17 mil m2, no bairro Campo Comprido, também na bacia hidrográfica do rio Barigui.
No último dia 06 de junho – dia Mundial do Meio Ambiente, Curitiba pode se orgulhar de ser uma Biocidade. Com o programa lançado em 2007, as ações do Programa Biocidade estão organizadas em projetos que abordam, simultaneamente, questões diversas como a substituição de plantas exóticas invasoras por nativas, educação ambiental, estímulo à preservação de áreas verdes particulares, revitalização de rios e destinação do lixo.
O SIPAR - Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos - é uma nova indústria que vem aí para substituir o aterro sanitário da região metropolitana de Curitiba e que vai reciclar e transformar em adubo e em material energético o lixo gerado diariamente pela população de Curitiba e de outros 15 municípios. Com o SIPAR, serão criados entre 100 e 150 empregos diretos. Outros empregos serão gerados em consequência da atração de empreendimentos ligados ao setor de reciclagem. A água e a energia elétrica economizadas com o SIPAR serão suficientes para abastecer o consumo de 600 mil pessoas em um ano.
Quanto o LIXO a Prefeitura vem tomando medidas para diminuir a quantidade de lixo no aterro sanitário da Caximba. Grandes restaurantes e bares, shoppings, supermercados, hotéis e outros estabelecimentos que geram lixo acima de 600 litros por semana, cerca de 30 sacolas de supermercado, não podem mais depositar o material na Caximba. Esses estabelecimentos foram orientados pela Secretaria do Meio Ambiente a gerenciar melhor o lixo produzido, procurando tratamento alternativo, em outros locais ou então com sistemas de compostagem, por exemplo. O aterro passou a ser usado exclusivamente para atender o lixo domiciliar da população.
No que se refere a RECICLAGEM os curitibanos estão separando mais o lixo. A coleta de material reciclável feita pela prefeitura praticamente dobrou desde 2006, quando foi relançada a campanha de separação. De 32 toneladas diárias, subiu para 62 toneladas em 2008. Além da separação, a prefeitura começou uma campanha para redução da geração de lixo e do desperdício de materiais. A campanha Reduzir, Reutilizar e Reciclar faz a população refletir sobre os maus hábitos e exageros no consumo.
Além disso, o Projeto Ecocidadão vem organizando os catadores de material reciclável em associações, para melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda desses trabalhadores informais. Cinco parques de reciclagem e separação foram implantados na cidade e outros 20 estão programados. Cada parque tem capacidade para atender 100 trabalhadores e são equipados com prensa, balança, empilhadeira e bancadas de separação de materiais. Os espaços têm ainda cozinha e banheiros.
Para se ter uma CIDADE LIMPA todos os dias, um grupo de 40 agentes de educação ambiental percorre as ruas para orientar a população sobre separação de lixo e os horários de disposição dos materiais para coleta. É a turma do Cidade Limpa, que em dois anos visitou mais de 100 mil residências, condomínios, estabelecimentos comerciais e de serviços. Nas visitas, os monitores orientam moradores, síndicos e comerciantes sobre a separação dos resíduos, acondicionamento e horário de disposição para coleta. Todas as visitas são registradas. Os fiscais voltam os mesmos pontos para verificar se as normas estão sendo cumpridas. Caso sejam encontradas irregularidades, os estabelecimentos são notificados e posteriormente multados.
A prefeitura de Curitiba sob a administração do prefeito Beto Richa, conta com outros projetos ambientais, como a revitalização do Rio Barigui – a maior bacia fluvial da cidade que visa reverter a situação de degradação que o rio e seus afluentes se encontram. O transporte coletivo também é um destaque, com 21 terminais e milhares de quilômetros de linhas de ônibus, a intenção é reduzir a circulação de veículos na cidade e incentivar o cidadão a utilizar os coletivos, reduzindo o trânsito e o impacto ambiental gerado pela poluição. A intenção é adaptar toda a frota para operar com biocombustíveis, que poluem até 60% menos.
Curitiba se destaca nacional e internacionalmente por sua qualidade ambiental, a cidade possui mais de 450 parques, bosques, praças e jardinetes.
Com a vinda da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e Curitiba será uma das subsedes, a cidade deve receber cerca de R$ 4,5 bilhões em obras, apenas em investimentos públicos. Do total, foram previstos R$ 2 bilhões para a construção da primeira linha do metrô da cidade. Na área de mobilidade, também serão feitos investimentos para melhorar a acessibilidade entre o aeroporto e o estádio Joaquim Américo, nas Avenidas Comendador Franco e Marechal Floriano Peixoto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas