UM PESO E DUAS MEDIDAS



Enterro de Marleide Gomes dos Santos Silva, que estava grávida de gêmeos e morreu após ser atropelada.(foto Imagem)

Hoje quando liguei a TV para ver o telejornal “Bom Dia Brasil”, vi a notícia em que um motorista bêbedo atropelou e matou um mulher - Marleide Gomes dos Santos, 30 anos, grávida de cinco meses de gêmeos na madrugada desta quinta-feira (21/05) em Osasco, na Grande São Paulo. Ela caminhava pela calçada quando foi atingida por um carro desgovernado. Segundo a polícia, o motorista estava alcoolizado e sem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Após acertar a mulher, o carro ainda atingiu um poste. O condutor do veículo era um pedreiro que não tinha passagem pela polícia. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio e será levado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Osasco. Os PMs que detiveram Aguiar disseram que suspeitavam que o acusado estivesse embriagado.compo A equipe médica que atendeu o motorista no hospital forneceu um atestado que confirma a embriaguez, segundo a polícia. Mas o delegado que investiga o caso, Sérgio Augusto Ugatti Durão, solicitou exame de dosagem alcoólica no suspeito.
Por todos esses indícios, o pedreiro Aguiar foi indiciado por homicídio doloso (com intenção) e preso em flagrante, sem direito a pagar fiança. Às 10h, ele foi transferido para a Cadeia Pública de Osasco, onde deve aguardar decisão judicial.
Marleide foi enterrada ontem à tarde. Amigos e parentes que estiveram no velório estavam indignados e lamentavam pela vítima ter perdido os bebês e deixado dois filhos pequenos.
Daí, fiquei pensando: Uai, como pode isso... Já foi indiciado por homicídio doloso? E o outro, não é o mesmo caso e, nada? Bom, esse é o Brasil, de tantas impunidades e injustiças. O “Velho jeitinho brasileiro”.


foto joao carlos frigerio
Refiro-me ao caso do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB-PR) de 26 anos que dirigia um Passat com placa de Guarapuava, bateu violentamente contra um Honda Fit, ocupado por Gilmar Rafael Souza Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 20 que acabaram tendo morte instantânea, no bairro Mossunguê na capital paranaense.
A testemunha Leandro Lopes, em entrevista a rádio Band News, disse que o acidente foi causado pela imprudência do motorista do Passat, o deputado Ribas Carli- "Quando apareci na esquina para atravessar a via rápida, veio o Passat quase decolando, passou por mim, saiu do chão e foi por cima do Honda. Por causa do declive que existe na rua, ele saiu do chão. Mesmo que o Honda não estivesse lá, o motorista do Passat iria se perder", garante.
O deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB) foi multado 30 vezes nos últimos seis anos e acumula 130 pontos na carteira de motorista. Do total, 23 foram por excesso de velocidade – seis delas a menos de dois quilômetros do local da batida. Além das infrações por excesso de velocidade, o deputado do PSB foi multado seis vezes por estacionar em locais proibidos e uma vez, por dirigir falando ao celular. Como o parlamentar não recorreu de sete infrações, teve a habilitação cassada e não poderia dirigir desde julho do ano passado. De acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, três multas foram consideradas gravíssimas, já que o deputado excedeu em mais de 50% a velocidade permitida – apenas uma infração desse tipo implica automaticamente a suspensão da carteira de motorista. No dia 28 de setembro do ano passado, Carli Filho foi multado quatro vezes por excesso de velocidade em pouco mais de duas horas. Em agosto de 2007, ele já havia recebido duas multas pelo mesmo motivo em menos de 40 minutos e, em novembro de 2008, também ultrapassou o limite máximo permitido duas vezes no mesmo dia.
Dois fatos recentes: O de Carli Filho – está nos noticiários nacionais. Mas, o que não consigo entender é como tais fatos têm resultados tão díspares. A decisão de autuar o pedreiro Aguiar pelos seus atos está certíssima, pois ele está errado por dirigir embriagado, em alta velocidade e sem habilitação. Neste caso as autoridades policiais agiram com determina a lei. No entanto, no caso do “ilustre deputado”, tal comportamento de nossas autoridades foi o inverso.
A priori, o caso foi tratado como o deputado sendo a vítima, pois não foi autuado em fragrante, não fizeram o teste do bafômetro (somente 7 dias depois) e nem indiciado por homicídio, porque se o fosse, no mínimo teria que ter um policial na porta de seu quatro no Hospital Albert Einstein em São Paulo. O que não está ocorrendo.
Cabe-nos a indagação: Por que classificar decisões diferentes para uma mesma situação? Um peso e duas medidas? Nos dois casos temos os mesmos delitos: embriaguez, alta velocidade, sem habilitação e mortes - 3 a 2 para o pedreiro. Por analogia, Carli Filho dá de goleada no pedreiro. Pasmem-
O exame de sosagem alcoolica mostrou que Carliapresentava 7,8 decigramasdeálcool por litro de sangue. Segundo a legislação, o motorista flagrado dirigindo com concentração igual ou superior a seis decigramas pode ser preso em flagrante. Pelo procedimento padrão do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), todo motorista que tem a carteira suspensa recebe uma notificação por correio e deve entregar a habilitação para cumprir a suspensão imposta pela entidade. Como a assessoria do DETRAN não informou o andamento dos processos envolvendo o deputado, existe a possibilidade de ele ter entregado a carteira e continuado dirigindo sem documento ou o pior, de nem sequer ter cumprido a determinação do órgão. Segundo o DETRAN, se o motorista não devolver a habilitação, a única chance de a irregularidade ser descoberta é por meio de blitze e fiscalizações. A legislação de trânsito diz que condutores multados têm três chances de recorrer da punição, num prazo de 30 dias contados a partir de quando são notificados. O último recurso – que pode ser feito no Conselho Estadual de Trânsito – só é julgado se a multa for paga antes do julgamento.

Charge publicada em Gazeta do Povo.

Por isso, minha gente, os dois casos, contrapostos, mostram para que serve a intervenção politica deste país. A lei lhe protege; dá-lhe o “Foro Privilegiado” e assim, ele se torna um intocável. Mas já o seria, sem o foro privilegiado. Explico: O “nobre deputado” vem de uma família com tradição política expressiva no cenário paranaense e, durante todos esses anos, ele viveu cercado de políticos por todo lado e alem de sua família ter um poder aquisitivo e, por isso, num país que sempre a corda arrebenta para os mesmos favorecidos, fica difícil acreditar que vá acontecer algo contra ele.
Veja que contra-senso as atitudes e os projetos do deputado Carli Filho: é de sua autoria o projeto que concede redução no IPVA para motoristas exemplares (sem multas) - ele tem 30; durante a sua campanha “Se Liga 16”, o lema do movimento era: “Juventude responsável e participativa”. Só infringiu as leis; Na campanha eleitoral, o slogan do candidato foi: “O futuro está em nossas mãos”. Porém, tirou duas vidas, num ato de total irresponsabilidade.
Quando vamos às urnas para eleger nossos representantes, esperamos que os escolhidos estejam realmente pensando no bem-estar de sua comunidade, que advogue a favor dessa comunidade, porque é dele que iremos cobrar e é dele que deve vir o exemplo.
Sinto profundamente pelas famílias dessas vítimas e de outras tantas Brasil afora e faço do desejo das famílias das vítimas de Curitiba, as minhas: “190 km/h é crime”, “Queremos a verdade”, “Vida para os nossos jovens”.
Quero crer que as autoridades deste país vão tomar a decisão certa, aquilo que prevê a lei, sendo faz a gente acreditar que no Brasil o que é serio é o carnaval e ficaremos com a certeza de que a democracia é a igualdade de oportunidades – porém... não para todos.
Posted by Picasa

Comentários

Postagens mais visitadas