NO PRÓXIMO DOMINGO, MISSA DE PENTECOSTES



Assim, a Festa de Pentecostes celebra o nascimento da Igreja Católica
Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14). Inicialmente, na "Festa da Colheita", como era conhecida, os judeus ofereciam a melhor parte de suas colheitas a Javé. Mais tarde, tornou-se também a “Festa da renovação da Aliança do Sinai” (Ex 19, 1-16). No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas. Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos. Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.
Mais quem é o Espírito Santo? O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).
Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

O significado das línguas de fogo que desceram sobre Maria e os Apóstolos, quando se encontravam reunidos em oração esse evento, sancionou a extensão do antigo Pacto de Deus com Israel a todos os povos da terra.
"O Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem criam sempre divisões, ergue muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, pelo contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da autêntica comunicação entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é o Amor."
"Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas": esse versículo dos Atos dos Apóstolos (1, 8) foi escolhido pelo pontífice Bento XVI como tema do 23º Dia Mundial da Juventude, realizado em Sydney, na Austrália. No dia 13 de março de 2008, o papa, dirigindo-se aos jovens reunidos em Roma, na proximidade do Domingo de Ramos, falou da alegria que deriva do abrir os corações à misericórdia de Deus, a seu Espírito: "Sejam portadores desta alegria que vem do acolher os dons do Espírito Santo, dando em suas vidas o testemunho dos frutos do Espírito: "amor, alegria, paz, paciência, benevolência, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio" (Gal 5, 22). Lembrem-se sempre que vocês são "templo do Espírito"; deixem que Ele habite em vocês e obedeçam docilmente às suas indicações, para dar a sua contribuição para a edificação da Igreja (cfr 1 Cor 12, 7) e discernir a qual tipo de vocação o Senhor chama vocês."
Em Pentecostes a Igreja é constituída não por uma vontade humana, mas pela força do Espírito Santo. E logo se mostra como esse Espírito dá vida a uma comunidade que é, ao mesmo tempo, una e universal, superando assim a maldição de Babel (cfr Gn 11, 7-9). De fato, somente o Espírito Santo – que cria unidade no amor e na recíproca aceitação das diversidades – pode libertar a humanidade da constante tentação de uma vontade de potência terrena que tudo quer dominar e tornar uniforme.

Comentários

Postagens mais visitadas