LIDERES DA PAZ: A nobreza de intenções
Martin Luther King
Ele teve um sonho: foi como Malcolm X que liderou movimento para que os negros tivessem seus direitos civis respeitados. A diferença é que ele fez isso sem usar da violência. Advogado americano e pastor batista lutou contra discriminação racial, através da não-violência. Conseguiu o fim da segregação contra negros, nos Estados Unidos. Recebeu o premio Nobel da Paz em 1964. Em um famoso discurso diz “...Eu tenho um sonho que meus filhos viverão um dia numa nação onde não seriam julgados pela cor de sua pele, mas sim pela virtudes de seu caráter ...”
Morreu assassinado 4 de abril de 1968.
Herbert de Souza, o Betinho - Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.
Atuou na década de 50 como líder estudantil defendendo os direitos dos operários. Lutou contra a ditadura militar e apoiando as lutas sociais. Militou na Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida que foi lançada em 1993 com o seguinte postulado:
“Não se pode viver em paz em situação de guerra. Não se pode comer tranqüilo em meio à fome generalizada. Não se pode ser feliz num pais onde milhões se batem no desespero do desemprego, da falta de condições mais elementares de saúde, educação, habitação e saneamento. A insanidade de um país que marginalizou a maioria deve terminar agora. Devemos criar em todos os lugares a ação da cidadania em luta contra a miséria e pela vida”.
O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que morreu em 9 de agosto de 1997.
Song Kosal – Sensibilizar o Mundo
Foi uma criança que acompanhava sua mãe e irmãos nas plantações de arroz do Camboja, na Ásia e ao pisar em uma mina terrestre perdeu uma perna. Passou a lutar por um mundo sem armas. Em 1997, no Canadá, assinou o Tratado dos Povos contra as Minas Terrestres. Lançou a campanha mundial - Juventude Contra a guerra.
Atualmente, ela é a embaixadora da Campanha Internacional para a Eliminação das Minas Terrestres, viajando pelo mundo inteiro, exortando pessoa a lutarem contra as minas terrestres. Em seu papel como embaixadora da Juventude ICBL ela continua a aumentar a sensibilização em todo o mundo.
me ajudou muitooo
ResponderExcluir