Designs Inesquecíveis
IPOD
O item mais novo desta lista, lançado em 2001 pela Apple, de Steve Jobs, já pode ser considerado um clássico. Em primeiro lugar, pela simplicidade. Poucos botões, centrados em um círculo clicável, dão conta de acessar o menu, sem complicações. Em segundo, o visual elegante e que confere um design "emocional": o controle se assemelha aos círculos de uma caixa de som tradicional, por exemplo. Por último, o formato compacto, que o diferenciou dos concorrentes na época do lançamento.
ISQUEIRO ZIPPO
O primeiro Zippo foi produzido em 1933 por George G. Blaisdell, e tornou-se popular entre o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. O motivo do sucesso foi mais a funcionalidade do que a estética. Por ser a prova de vento e manter-se aceso mesmo sob más condições do clima, conquistou a preferência não só dos militares, como de mochileiros e aventureiros de todo tipo. A estabilidade do fogo produzido pelo Zippo vem do seu design e da medida certa de abastecimento do combustível.
RELÓGIOS SWATCH
Lançados em 1983, na Suíça, ganharam popularidade graças a uma forte campanha de marketing, preços baixos e um estilo considerado ousado, moderno, jovial e divertido. Duas grandes sacadas da empresa foram simplificar, reduzindo os componentes do relógio de 91 para 51, e incorporar pioneiramente desenhos concebidos por artistas, conferindo certa sofisticação a um produto relativamente popular.
Fontes: Cláudio Sampaio, pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Frederick van Amstel, fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação; Computerarts.co.uk; designboom.com; How Stuff Works e Wikipédia
O item mais novo desta lista, lançado em 2001 pela Apple, de Steve Jobs, já pode ser considerado um clássico. Em primeiro lugar, pela simplicidade. Poucos botões, centrados em um círculo clicável, dão conta de acessar o menu, sem complicações. Em segundo, o visual elegante e que confere um design "emocional": o controle se assemelha aos círculos de uma caixa de som tradicional, por exemplo. Por último, o formato compacto, que o diferenciou dos concorrentes na época do lançamento.
ISQUEIRO ZIPPO
O primeiro Zippo foi produzido em 1933 por George G. Blaisdell, e tornou-se popular entre o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. O motivo do sucesso foi mais a funcionalidade do que a estética. Por ser a prova de vento e manter-se aceso mesmo sob más condições do clima, conquistou a preferência não só dos militares, como de mochileiros e aventureiros de todo tipo. A estabilidade do fogo produzido pelo Zippo vem do seu design e da medida certa de abastecimento do combustível.
RELÓGIOS SWATCH
Lançados em 1983, na Suíça, ganharam popularidade graças a uma forte campanha de marketing, preços baixos e um estilo considerado ousado, moderno, jovial e divertido. Duas grandes sacadas da empresa foram simplificar, reduzindo os componentes do relógio de 91 para 51, e incorporar pioneiramente desenhos concebidos por artistas, conferindo certa sofisticação a um produto relativamente popular.
Fontes: Cláudio Sampaio, pesquisador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR; Frederick van Amstel, fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação; Computerarts.co.uk; designboom.com; How Stuff Works e Wikipédia
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?