O sentido da Páscoa


A Páscoa é uma festa originalmente cristã e envolve uma reflexão dos fiéis sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas, sejam elas evangélicas ou católicas.
Nesta época, é comum lembrar do sofrimento de Jesus Cristo e nas virtudes que o cristão deve possuir a fim de alcançar o reino dos céus. Questões como a solidariedade, a construção da paz e o combate à corrupção e à violência, por exemplo, são desafios da Igreja que devem ser reforçados neste período.
A Páscoa é a celebração da morte, da paixão e da ressurreição de Jesus Cristo. Nos rituais católicos, as celebrações da Páscoa iniciam-se no Domingo de Ramos e terminam no Domingo de Páscoa numa forma de reconhecimento do amor de Jesus pelos homens – representado por seu sofrimento na Cruz – e da sua essência divina – representada pela sua ressurreição.
Na Igreja Católica, a trajetória de Jesus Cristo é representada a cada dia por meio de suas lições e seu sofrimento. Missas destinadas à Celebração Penitencial, ao Ofício das Trevas, ao Lava-pés, ao Ofício da Agonia, à Procissão do Senhor Morto e à Vigília Pascal são uma representação da Paixão de Cristo e estimulam a reflexão nos cristãos.
A Semana Santa, a nós católicos é o período mais importante de nossa Igreja por ‘aflorar’ todo o cristianismo do homem e provocar a sua fé. Portanto, a Semana Santa é uma reflexão sobre a Paixão de Cristo, de convicção de tudo aquilo que Ele passou por nós.

Comentários

Postagens mais visitadas