Origem de nomes de cidades – Municípios Paranaenses



Todo mundo tem curiosidade em saber como e porque tal lugar foi batizado com esse ou aquele nome de pássaro, de árvore ou de flor. Não me consta que haja em outro lugar do mundo uma Santa Cecília do Pavão ou um São João do Triunfo, ou ainda um São Sebastião da Amoreira.
Nomes de cidades que nos remetem aos tempos da colonização do estado, quando pioneiros foram dando seus sobrenomes às localidades. Como exemplo, o município Campina do Simão, às beiras do Rio Piquiri, onde o primeiro morador Jeca Simão construiu sua casa de taipa, em uma clareira no meio da mata. É, assim, de exemplo em exemplo, que vamos descobrindo uma nova maneira de reconhecer as nossas cidades.
Nomes indígenas, de negros, paulistas, mineiros, gaúchos, dos imigrantes de todas as partes do mundo. Nomes de vultos históricos conhecidos e alguns, nem tanto. Todos homenageados pelos municípios do Paraná. São todos os nomes que refletem, nesta obra, a nossa formação civilizatória, costumes, fauna e flora de todos os cantos paranaenses.
O primeiro município criado no Paraná foi Paranaguá, sendo que desta cidade foram desmembradas as demais unidades municipais da porção territorial que compõe este Estado.
Ao se formar o núcleo de povoamento dava-se um nome à localidade, sendo que o meio utilizado para tal fim era heterogêneo. Os topônimos paranaenses surgiram, a exemplo do ocorrido em outros Estados da Federação, de homenagens a santos protetores, como São João, Santo Inácio, Santa Inês, Santa Mariana, Santa Mônica etc.; de origem geográfica, como Rio Negro, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Pontal do Paraná etc.; de origem guarani, como Ivaí, Carambeí, Guarapuava, Irati, Jaguariaíva etc.; de origem caingangue, como Cambé, Kaloré, Goioerê etc.; de origem tupi, como Ipiranga, Tibagi, Guaraqueçaba etc.; de siglas de companhias colonizadoras, como Cianorte, Maripá e Ibema; da junção de termos préexistentes, como Nova Esperança do Sudoeste, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Diamante do Norte, Flor da Serra do Sul etc.; de homenagem à cidade de origem dos colonizadores, como Nova Santa Rosa e Cidade Gaúcha; de auto-homenagem, como Lunardelli,
Moreira Salles, Lidianópolis, Borrazópolis etc.; de homenagem a brasileiros ilustres, como Marechal Cândido Rondon, Manoel Ribas, Telêmaco Borba, Wenceslau Braz etc.
Aqui está, com certeza, é motivo de orgulho da nossa gente. Dessa gente que faz do Paraná um dos melhores lugares para se viver.



BORRAZÓPOLIS

Etimologia. Borrazópolis Palavra formada pela palavra “Borraz” e pelo sufixo grego “pólis”. O termo “Borraz” é sobrenome que se origina do latim. O termo “pólis” é sufixo grego e significa cidade.

Origem Histórica. No começo da colonização, em 1948, a Empresa Colonizadora Rio Bom deu início à formação de um patrimônio, primeiro núcleo urbano da atual Borrazópolis. O primeiro nome da localidade foi Vila de Catugi.
Paralelamente ao sucesso do empreendimento Vila de Catugi, a empresa colonizadora criou outro núcleo habitacional em sua área de ação, a Vila de Rio Bom, perto de Apucarana. Em 11 de outubro de 1951, pela Lei Estadual n.º 790, foi criado o município de Rio Bom, tendo em sua jurisdição a Vila de Catugi.
Em função do crescimento vertiginoso da Vila de Catugi, em 1952, foi proposta a mudança da sede municipal de Rio Bom para Vila de Catugi. A idéia foi inexplicavelmente e prontamente aceita pelas comunidades e colocada em prática. Em 1953, a sede do município de Rio Bom foi transferida para Vila de Catugi, passando o então distrito à condição de município com denominação simplificada para Catugi e Rio Bom à de distrito de Catugi.
Em seguida, o nome foi simplificado para Catugi, sofrendo, posteriormente, alteração para Borrazópolis, em homenagem ao Dr. Francisco José Borraz, superintendente geral do Banco do Rio Grande do Sul S/A e dono da Gleba Rio Bom.
(Nota do Editor. Catugi, segundo Filipak, vem do tupi Catu, gatu = belo, bonito, útil + jy, gi, ndgi, ngi = machado de pedra.)
Fonte: João Carlos Vicente Ferreira (Municípios Paranaenses – Origens e Significados)

Comentários

Postagens mais visitadas