Colecionar palavras difíceis e seus Significados simples



Parece simples, mas muito vezes nos deparamos com palavras difíceis com significados simples.
Segundo Perrotti-Garcia diz que “frases, expressões, gírias, termos técnicos, exemplos de polissemia ou de expressividade, qualquer item lexical pode ser catalogado, classificado, armazenado e, eventualmente, recuperado em momento oportuno. Seja para uso pessoal ou para uso de terceiros, para futuras publicações ou apenas para a sistematização de informações, um glossário técnico organizado e estruturado de modo lógico e coerente aumenta a velocidade de acesso ao conteúdo e permite a inserção de novas informações, sempre que necessário (Perrotti-Garcia - 2003)”.
Eu costume anotar sempre as palavras que desconheço quando estou lendo algo e depois vou aos dicionários para procurar seus significados.
Bem, vou postar algumas aqui:

Demiurgo - segundo o filósofo grego Platão (428-348 a.C.), o artesão divino ou o princípio organizador do universo que, sem criar de fato a realidade, modela e organiza a matéria caótica preexistente através da imitação de modelos eternos e perfeitos;
Derivação por extensão de sentido significa qualquer divindade;
Derivação em sentido figurado - criador de qualquer obra grandiosa ou de importância.

Crapuloso - dado à devassidão, à libertinagem; devasso

Laico - que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo.
Etimologia: lat. laicus,a,um 'leigo, de leigo', por via erudição emprt. da Igreja ao gr. laikós 'do povo'; cp. vulg. leigo; ver laic-; a datação é para o adj. É de 1899.

Comentários

Postagens mais visitadas