Tão inusitado quanto desagradável.

Imagem publicada no diario de Cuiabá MT - 03/10/2008.


O motorista Geraldo Gomes Pereira, de 41 anos, participou em um programa da TV Record como um dos homens mais assaltados do Brasil, revelando a fragilidade da segurança no transporte público em Cuiabá.
Esse trabalhador brasileiro já foi vitima 25 vezes de assaltos a mão armada em apenas um ano de trabalho como motorista da linha A01 – Jardim Florianópolis/Centro.
Como o seu turno a maior parte é à noite, aliás, é quando a maioria dos assaltos acontece.
Colegas cogitam a ida do colega mais famoso para o Guiness (o livro dos recordes), Geraldo explica que poderia não ser considerado um dos homens mais assaltados do Brasil, caso decidisse trocar de trajeto há alguns meses, direito concedido pela empresa de ônibus a funcionários que tiverem passado por três assaltos na mesma linha. “Não trabalho para a empresa, trabalho para os passageiros”, sintetiza o motorista, que prefere continuar servindo aos usuários pelos quais já possui simpatia.
Motoristas e cobradores não têm como adotar outras medidas além dessa, que já mostraram não adiantar muito, e esperam maior auxílio para trabalhar e saber, “se volta para casa”.
Até meados de outubro, a Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU) havia computado 664 crimes praticados contra funcionários do transporte coletivo na Capital. O número equivale a pelo menos duas ocorrências diárias. Em um dos episódios, o cobrador Benedito dos Santos, de 39 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio depois de ser atingido por um tiro que partiu de um adolescente de apenas 13 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas