O CONCURSO DOS LENHADORES


Muito e muito tempo atrás, numa pequena vila no alto das montanhas, o povo se reunia uma vez por ano para fazer um concurso de lenhadores. O maior propósito deste concurso era criar um momento para todos celebrarem as melhorias que tinham conquistado no último ano, com muita alegria, vinho, música e danças, além do concurso, claro.
O concurso consistia no seguinte: toras de madeira eram colocadas diante de cada lenhador e, num determinado período de tempo medido por uma ampulheta, o lenhador deveria transformar aquela tora em lenha.
Num determinado ano, um velho lenhador decidiu que participaria também do concurso. A principio os jovens lenhadores estranharam o fato do velho lenhador acreditar que poderia ganhar o concurso. O velho lenhador foi inscrito e recebeu sua tora de madeira como os outros.
Foi dado o inicio e todos os lenhadores começaram a cortar e a cortar a lenha, com todo empenho. De repente, eles perceberam algo estranho acontecendo com o velho lenhador. De vez em quando ele dava uma paradinha e ia até a parte detrás de uma tenda, demorava quase nada e voltava a cortar lenha.
Bom, ao final do tempo marcado, é feita a devida conferência dos trabalhos, e verificou-se que o velho lenhador tinha transformado toda sua tora de madeira em lenha.
O espanto foi geral. Como era isso possível? Ele nem mesmo tinha ficado todo o tempo cortando lenha?
Curiosos, os jovens lenhadores foram perguntar ao velho lenhador qual era o segredo, ao que ele respondeu:
- Jovens, é bom que de vez em quando se dê uma paradinha para afiar o machado.


Reflexão

O segredo da excelência é estar bem consigo mesmo, cuidado para, de vez em quando dar uma paradinha para afiar sua mente, renovar seu coração e recarregar suas energias para poder lidar com os desafios da vida diária de uma maneira que ajude a fortalecer as relações entre as pessoas e a conseguir os resultados desejados pela ação conjunta.
Essa paradinha pode ser: fazer uma leitura agradável, uma reflexão sobre uma frase inspiradora, contemplar o mar, fazer um curso, aprender algo que lhe pareça sem utilidade prática só pelo prazer de aprender, brincar com seu filho, cozinhar para seu cônjuge, almoçar com seu cliente e se interessar por ele como ser humano que é, etc.
Invente seu jeito de afiar o machado e compartilhe com seus colegas
!






Fonte: Autor desconhecido - Recontada por Alba Maria Torres

Comentários

Postagens mais visitadas