FIM DOS TEMPOS? E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...


Toda vez que ligamos a TV ou abrimos um jornal temos cada vez mais a certeza que a humanidade está regredindo, voltando a idade da pedra ou será, das trevas?
Todos os dias, lá estão elas estampadas nas capas dos jornais ou nas chamadas dos telejornais. São manchetes de tragédias, sejam elas policiais ou naturais, mas que sempre nos deixam atordoados.
Nunca havia visto tantas crianças sendo violentadas e assassinadas como se vê atualmente. Mães espancadas, famílias reféns de bandidos, crimes sem solução e para completar, preconceito racial explícito; desta vez - comissários da America Airline contra o cantor Dudu Nobre e família – essas pessoas agem com um autoritarismo de uma sociedade doente. Logo agora, em que o mundo comemora juntamente com os norte-americanos, a eleição de um afro-descendente para ocupar o cargo mais importante do mundo demonstrando assim que a igualdade de fato não apresenta diferença quantitativa e, que todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
Todas essas notícias que atropelam as páginas dos jornais geram nos cidadãos cada vez mais medo, insegurança e impotência.
Este mês de novembro, noticiou-se diversas tragédias que chocaram e continua a chocar sobremaneira a sociedade curitibana pela crueldade (estupros seguido de mortes) contra crianças nas faixas etárias de três e nove anos. Outras tragédias como crimes bárbaros provocados por armas de fogo contra comerciantes. O último foi em Diadema-SP onde um comerciante de 37 anos tentou defender seu patrimônio e foi executado com dezesseis tiros a queima roupa.
Como se não bastasse toda essa onda de violência diária contra o cidadão de bem, mais um caso chamou atenção no município de Lagoa do São Francisco no último fim de semana: um adolescente de 17 anos, da localidade Tucuns dos Marcolinos, a 10 Km da cidade, foi detido porque ameaçou matar a própria mãe e beber seu sangue com sal. O delegado sargento Mariscal revela que o adolescente pratica furtos e roubos e já tentou abusar sexualmente da própria mãe. Ao ser detido o adolescente dizia: "Cadeia para mim é hotel e soldado é garçom". Ainda segundo o delegado, a mãe procurou a delegacia e após o promotor da cidade de Pedro II tomar conhecimento do caso, o adolescente foi autuado em flagrante por ato infracional e encaminhado para Teresina, onde ficará internado provisoriamente por 45 dias.
Agora eu pergunto: O que fazer para conter ou dar cabo nessa onda de violência desenfreada que assola o Brasil e o mundo?
É desalentador quando se vê que a impunidade reina em nosso país, seja ela no âmbito executivo, legislativo e judiciário. Temos a sensação de ser refém constante de um Estado inoperante onde as leis beneficiam os que detêm o poder ou estão em conluio entre si. E nós, trabalhadores contribuintes pagamos caro por essas ineficiências e ficamos aquartelados dentro de nossas próprias casas com muros altíssimos, gradeados nas portas e janelas, cercas elétricas e alarmes espalhados em pontos estratégicos.
Vejam só, disse - pontos estratégicos! Estamos transformando nossas residências e nossos locais de trabalho em verdadeiros fortes, como aqueles que a gente via em filme do Velho Oeste, só que agora fazendo uso de tecnologia do século XXI.
E assim caminha a humanidade, nessa constante sensação de ameaça, de medo, de receio, de inquietação. Enquanto isso, rezamos para que nós e nossos filhos não nos transformemos nas próximas vitimas desses monstros que aniquilam a vida de crianças indefesas, de jovens e mulheres em crimes passionais, em ataques suicidas contra civis inocentes e saiam impunementes.
Devemos lembrar sempre, que o sol de um novo dia, sempre nos chama a incessantes transformações para encontrarmos harmonia que tanto precisamos para a nossa verdadeira evolução.
Sinto que a nossa sociedade necessita urgentemente rever seu conceito de o que é “ser humano” na acepção de palavra, mostrando ser piedoso, indulgente, compreensivo para com outra(s) pessoa(s), porque se não seremos como um navio desnorteado, como um cego sem guia, como uma republica sem lei e como um dia sem sol e, a nossa vida será uma noite perpétua sem estrelas a brilhar, pois assim caminha a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas