Fenômeno Obama – O mundo aos seus pés


Em todos os principais meio de comunicação do planeta noticiam a histórica vitoria de Obama. E a mudança prometida por ele está correndo mundo a fora. E o Mundo já se abriu a essa mudança. Das Américas à Ásia, somam-se vontades de cooperar com o presidente indigitado dos EUA. África rejubila com o “presidente negro” e no Quênia, terra de Barack Obama Sênior, quita-feira é feriado nacional.
Até o socialista Hugo Chávez, pedra no sapato de Bush, já abriu as portas da Venezuela a Obama. O presidente venezuelano felicitou o senador do Ilinnois pela “vitória histórica” e mostrou a vontade de estabelecer “novas relações” com os EUA, relançando uma “agenda bilateral construtiva”. E foi essa “eleição histórica de uma afro-americano” que serve de catalisador na mudança de pensamento venezuelano, pois há pouco tempo atrás, o mesmo Chávez expulsou o embaixador norte-americano na capital da Venezuela.
O presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, saudou a vitória eleitoral do "primeiro presidente negro da História da nação mais poderosa do mundo". Numa mensagem difundida pela Presidência, o homem que sucedeu a Thabo Mbeki salienta que Barack Obama "tem sobre os seus ombros as esperanças e sonhos de milhões dos seus compatriotas, homens e mulheres, bem como de muitos mais milhões de pessoas, particularmente de descendência africana que vive no continente africano e na diáspora". "Espero que a sua eleição contribua decisivamente para que se venha a verificar no continente africano as mudanças em que as pessoas acreditam", conclui a nota de felicitações do presidente Motlanthe.
No Quênia, terra natal do pai da Barack Obama, o governo declarou feriado nacional pela "histórica" vitória de Barack Obama Júnior. Na pequena vila de Kogelo, onde vive a avó materna do presidente eleito dos EUA, gritos de vitória fizeram ouvir-se na assistência que seguiu as eleições através de um telão gigante. "O senador Obama é o nosso novo Presidente. Deus respondeu às nossas preces", comentou um pastor entre cantos de alegria. Presidente queniano Mwai Kibaki decretou o dia 6 de Novembro como dia feriado, para permitir as festividades pela vitória de Obama. "A vitória do senador Obama é a vitória do nosso país, tendo em conta que as suas raízes são aqui, no Quênia", explicou.
Afeganistão, o Presidente Hamid Karzai considerou que a eleição de Obama "traz ao povo americano, e com ele ao resto do mundo, uma nova era". Igual centelha de esperança chegou ao conflito israel-árabe.
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, saudou a vitória "brilhante e histórica" de Barack Obama, referindo a esperança de um "estreitamento" das relações bilaterais e de progresso no processo de paz, sob o seu mandato.
O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, um moderado próximo dos EUA e capaz de entabular negociações com Israel, apelou a Obama para que "acelere os esforços envidados para a obtenção da paz" no Médio Oriente.
Na Europa Nicolas Sarkozy, presidente da França, que acumula a presidência da União Européia, idênticos votos: "Receba as minhas felicitações mais calorosas e, através de mim, as do povo francês. A sua vitória brilhante representa um firme compromisso ao serviço do povo norte-americano. Vitória refletiu "uma campanha excepcional", que provou "ao mundo inteiro a vitalidade da democracia norte-americana".
Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, renovou a esperança da Europa: "Temos que transformar a crise atual em oportunidade. Temos necessidade de um 'new deal' para um novo mundo. Espero sinceramente que sob o comando do presidente Obama, os Estados Unidos juntem as suas forças à Europa para conseguir este 'new deal', em benefício das nossas sociedades e de todo o mundo. Desejo garantir ao senador Obama o apoio da Comissão Européia e o meu apoio pessoal ao renovamento deste compromisso para enfrentarmos juntos os numerosos desafios que nos aguardam."
Na Oceania, o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, considerou que Obama concretizou "o sonho" de Martin Luther King" de uma América onde homens e mulheres serão julgados não pela sua cor de pele, mas pela sua personalidade".
Nós por aqui, no Brasil também sentimos também sentimos a chegada de Obama. Também pudera, com flash ao vivo nos telejornais das TVs abertas e pagas a todo momento.
Bem, Lula comemora vitória de Obama e diz que eleição nos EUA representa a vitória da democracia. O presidente disse esperar que Obama sele a paz no Oriente Médio, acabe com o bloqueio econômico a Cuba e dê mais atenção à América Latina e a todos os países pobres. Espero que tenha uma política mais voltada para o desenvolvimento produtivo para a América Latina", disse Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas