O que faria um brasileiro ler mais livros?

Charge publica en elpais.
A leitura no Brasil é apreciada por apenas 1/3 da população adulta alfabetizada e somente 16% dos brasileiros detêm 73% dos exemplares adquiridos no país onde 58% dos compradores de livros estão nos estados das regiões sul e sudeste. (Fonte: Retrato de leitura no Brasil foi realizada em janeiro de 2001, em âmbito nacional, pela ABRELIVROS, ASSOCIAÇÃO Brasileira de Celulose e Papel BRACELPA).
A falta de leitura, creio que é porque no Brasil falta investimentos na educação e as escolas publicas estão cada vez mais abandonadas. Muitas vezes, não há incentivos dos próprios professores a leitura. Não os culpo, porque também já tem enraizado em sua cultura a não leitura.
O fato dos preços serem salgados para muitos, e em verdade, os são, não serve como justificativa para se deixar de ler. Hoje com as novas tecnologias disponíveis no mercado (mp3,4,5...., Ipods, games, etc.,etc.), são muito mais caros do que um bom livro.
Quando era adolescente, na cidade em que vivia - Chapada dos Guimarães – MT, havia uma única biblioteca pública, mas era muito freqüentada pela população. Não íamos lá somente para fazer pesquisa escolar, íamos porque havia um interesse pela leitura. Lembro-me que reuníamos lá para ler e jogar xadrez, dama, ludo, vareta, etc. Lembro-me que passávamos hora a fios lendo de tudo que havia disponível. Às vezes, pegávamos temas complexos, filosóficos, científicos.
A curiosidade aumentava cada vez mais. O fascínio da leitura era tamanha que perdíamos as horas. Quantas vezes éramos convidados a deixar o lugar. Pegávamos os livros e destacávamos aquelas palavras que desconhecíamos e de imediato, procurávamos no dicionário o seu significado enriquecendo cada vez mais nosso vocabulário. Bom tempo aqueles.
Não acredito no mito de que brasileiro não lê porque é preguiçoso. Não lê porque não sabe ler e se lê, muitas vezes, não entende o que leu. Falta-lhe também, incentivo na escola e na família.
Aqui em casa lemos sempre. Minha filha, que começou a ler aos cinco anos de idade tem o hábito da leitura, apesar de ter outros incentivos em casa como computador, internet e TV a cabo, mas o livro está presente no seu dia-a-dia.
Então, o que faria um brasileiro ler mais livros?
Como disse Edith Theodoro em Simplesmente ler:

Ler sempre.
Ler muito.
Ler “quase” tudo
Ler com os olhos, os ouvidos, com o tato, pelos poros e demais sentidos.
Ler com razão e sensibilidade.
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler para obter informações, inquietações, dor e prazer.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as entrelinhas.
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada, em qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor tendo o direito de saber ler.
Ler simplesmente ler.

Comentários

Postagens mais visitadas