Caso Eloá



É impressionante como a impressa brasileira dá destaque ao caso Eloá. Ontem liguei a TV pela manhã e lá estava todos os canais abertos e também a Globo News (canal de TV paga) falando sobre o assunto. O Fantástico deu ênfase praticamente em todo seu programa no último domingo. Mostram como a polícia errou, o que deveria ter feito - no caso, atirar para matado o seqüestrador; errado em deixar a menina Nayara voltar ao apartamento, enfim, ficam tentando achar um culpado esquecendo que o culpado já é conhecido e está preso.
O engraçado de tudo isso é que pouco se falou em Lindemberg Fernandes. O que se sabe é que ele se recusa a prestar depoimento à polícia e, está já ouviu 26 testemunhas do caso, inclusive Nayara, outra vítima de Lindemberg. Depois desse depoimento que durou três horas, quinta-feira (23), pela primeira vez o comandante da Tropa de Choque reconheceu a possibilidade de que o estampido que os policiais disseram ter ouvido antes da invasão não tenha sido provocado por um tiro. Pronto, a impressa já tem mais um culpado, - a polícia.
A impressa deveria fazer também, como riqueza de detalhes, algumas perguntas a especialistas de plantão, como por exemplo:
Por que os pais de Eloá permitiram que ela, uma criança de 12 anos de idade tivesse um relacionamento com um jovem de 19 anos? Por que Nayara que se mostrava tão amiga de Eloá não demonstrou uma tristeza pela perda dessa amiga? (Nayara se mostra na tv como uma celebridade relâmpago, aproveitando seus minutos de fama).
Se a polícia tivesse matado o seqüestrador, como seria a reação da impressa brasileira? De dever cumprido? De ter feito o certo, matado o seqüestrador e salvando as vidas de inocentes? Ou estariam hoje crucificando os policiais por tal atitude?
Penso que se a polícia tivesse optado em matar Lindemberg, certamente o Direitos Humanos, a impressa, a sociedade brasileira estaria classificando como a policia bandida brasileira, aquela que não dá chance, que não negocia que não perguntar, que mata...
Espero que este caso não acabe no esquecimento, na impunidade. Espero que ele pague pelo que fez. Ele sim, é o verdadeiro culpado.

Comentários

Postagens mais visitadas