Vinho: a combinação perfeita


A primavera chegou e o tempo aqui em Curitiba continua frio, mais parece que estamos no inverno. No momento está chovendo e a temperatura neste momento é de 13ºC e a máxima não deve passar dos 21ºC.
Diante deste quadro meteorológico, o ideal seria degustar uma boa taça de vinho. Sei que o horário não é o mais indicado, até porque sabemos que devemos consumir bebidas alcoólicas com moderação, mas a estação das flores traz aromas e cores sempre novos estimulantes.
Os vinhos rosés chamam a atenção por sua cor diferenciada, obtida pelo rápido contato das cascas das uvas com a parte líquida ou mosto.
Tão distinto quanto o rosa de sua cor são seus aromas, frutados e muitas vezes florais.
Entre os rosés encontramos desde vinhos delicados e refrescantes até outros mais estruturados. Eles podem, e devem ser consumidos resfriados. Perfeito para os dias quentes, à beira da piscina ou na praia, por que não?
O vinho rosé também nos permite quebrar as famosas regras existentes para os tintos e brancos. Na gastronomia este vinho é um verdadeiro curinga, circula entre carnes e peixes. Pratos mais delicados como frutos do mar grelhados e saladas tropicais fazem uma harmonização deliciosa.
Experimente unir a leveza de um salmão rosado com a delicadeza de um rosé gelado. Inesquecível.
A primavera pode ter dias quentes e também frios, como é o caso nosso, e você pode querer variar. Os tintos e brancos acompanham qualquer ocasião.
Algumas dicas de harmonização e aproveite o que esses clássicos têm de melhor:



  • Os sabores doces como, por exemplo, vinhos de sobremesas atenuam o amargor dos queijos azuis roquefort e gorgonzola;


  • As folhas amargas, como endívia e rúcula, têm essa característica suavizada com molho agridoce à base de mel e podem ser servidas com um vinho branco frutado;


  • Espumantes com baixa concentração de açúcar combinam com pratos mais estruturados (prato principal); os do tipo demi-sec, com pratos mais delicados (entradas) e espumantes com maior concentração de açúcar harmonizam-se perfeitamente com sobremesas a base de frutas frescas.

Portanto, vinho combina com calor, com frio, com amigos, com romance, com almoço e jantar. É só provar, gostar e aproveitar.

Comentários

Postagens mais visitadas