Seis pilares da auto-estima
Nathaniel Branden, o guru da auto-estima em todo o mundo, define os seis pilares sobre os quais repousa uma auto-estima saudável.
1) Viver conscientemente: se vivemos em piloto automático, não registramos aquelas coisa que temos conseguido com êxitos e, por não o fazer, não as incluímos no conceito que temos de nós mesmos. Nem ir ao extremo da auto-observação continua, porque isso conduz a aumentar cada mínimo defeito e nos torna cada vez mais desajeitada e obsessiva).
2) Auto-aceitação: absorver as más notícias sobre nós mesmos, fracassos e rejeições como algo de pouca importância em nossas vidas e concentrarmos naquilo que devemos fazer para melhorar
3) Responsabilidade: implica fazer julgamentos realistas sobre o que pode ou não pode fazer, que recursos tenho e que não tenho.
4) Auto-afirmação: subjugação é bom quando o inimigo é poderoso, mas não pode ser uma estratégia a longo prazo, porque faz mal a saúde física e mental.
5) Viver com um propósito: para não sentir que a vida passa pela frente e nós ficamos parado olhando ela passar - é importante pensar sobre os nossos objetivos, porque o tempo é implacável.
6) Integridade Pessoal: implica encaixar o que fazemos e o que estamos em um plano maior, com valores sustentados. Ela dá um pouco de trabalho, mas rende muito.
Comentários
Postar um comentário
Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?