Manhã primaveril

Manhã primaveril chuvosa na capital paranaense. A temperatura agora pela manhã é de 13ºC.
Parece que o frio que não fez por aqui durante o inverno resolveu se instalar agora.
Durante o inverno é comum a chegada de massas de ar frio que avançam pela América do Sul e atingem o Brasil. O ar polar por vezes provoca acentuado resfriamento em diversas áreas do País, como no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste e, por vezes, atinge também o Norte do País, como um fenômeno denominado de friagem pelos moradores de Rondônia, do Acre e do Amazonas, estados mais atingidos pelas massas de ar frio que chegam ao Norte. Estudos apontam que a queda de temperatura provocada por estas massas de ar frio impactam diretamente na saúde da população. Estas massas de ar são também secas e ao se aquecerem favorecem a valores de umidade relativa muito baixa durante as tardes, o que também traz bastante incômodo à população, principalmente nas cidades do interior, onde é comum a umidade baixar até valores por volta de 20%.
E por falar em tempo seco, a baixa umidade do ar pode causar problemas de sangramento nasal, irritações na pele e irritação nos olhos; ademais, quedas bruscas de temperatura ou temperaturas muito elevadas afetam diretamente a saúde do indivíduo. Com o frio as pessoas ficam mais suscetíveis a resfriados. No calor, problemas de pressão são recorrentes; doenças crônicas - no frio, pessoas que sofrem de doenças respiratórias e cardiovasculares tendem a ter problemas mais recorrentes. Altas taxas de umidade relativa do ar (superiores a 70%) também favorecem o aumento de fungos e ácaros que são agentes causadores de alergia.
Alterações na pressão atmosféricas estão relacionadas às variações de temperatura. Sistemas de alta pressão estão associados a períodos mais secos. Quando isto ocorre temos uma piora da qualidade do ar, principalmente em centros urbanos e o aumento da poluição afeta diretamente a saúde da população. Variações de pressão também estão associadas às doenças cardiovasculares e doenças reumáticas, por exemplo.

Baseado na dica do Climatempo

Comentários

Postagens mais visitadas