Ipês amarelos embelezam Curitiba PR

E por falar em Ipê

Da família da Bignoniácea, o ipê é típico das florestas tropicais americanas e também esta presente nos cerrados e florestas mais secas.A árvore pode ser encontrada nativa desde o México até o norte da Argentina e está presente em todas as formações florestais do Brasil.Por sua beleza e rica distribuição pelas terras do nosso país, há quem considere o ipê a árvore símbolo do Brasil. Em 1961 o então presidente Janio Quadros fez um projeto de lei que instituía o Ipê- amarelo como flor nacional enquanto o pau-brasil seria a árvore. Contudo, a lei promulgada em 1978 só faz referência ao pau-brasil como Árvore nacional, com direito inclusive a dia comemorativo.

No Brasil existem mais de 25 espécies de ipê. A taxonomia(classificação) das diversas variedades de Tabebuia ainda é um pouco controversa, assim como a cor real do ipê-roxo, que, por muitos, é considerada sendo rosa.
Segundo Vicente Fin, engenheiro Agrônomo da Emater-RS- Ascar, as flores dos ipês que colarem o Brasil são classificadas como sendo roxas, amarelas e brancas, mesmo que haja variedades, como acontece com o ipê-branco (Tabebuia róseo-alba), que possui tons levemente rosados.
Já para arborização de calçadas, um ipê-roxo indicado é o avellanedae, conhecido como ipê-roxo-anão, que dá flores pequenas e possui, quando adulto, de seis a oito metros de altura. Para arborização de ambientes urbanos, uma segunda planta indicada por ser de porte intermediário é a Tabebuia pentaphylla. Originaria do Caribe, a árvore também é conhecida por ipê-roxo-de-bola.

Entre os ipês-amarelos, umas variedades que se destaca por ser rara é a Tabebuia Alba. Ela é dificilmente encontrada nas florestas atlânticas montanhosas. A variedade Tabebuia umbellata, conhecida como ipê-amarelo-do-brejo já foi muito comum na região metropolitana de São Paulo, quando a cidade paulistana ainda conservava espaços úmidos de várzea. Hoje, ela cede lugar, não só em São Paulo, mas em muitas outras cidades, á espécie Tabebuia chrysotricha que se desenvolve bem em solos drenadas, mais secos, e possui arvores de tamanhos diversificas. Atualmente essa é a espécie de ipê-amarelo mais cultivada no Brasil.
De floração amarela ainda é possível destacar a Tabebuia serratifolia ou ipê-da-mata, nativo principalmente da costa atlântica do Brasil e que consegue alcançar mais de 25 metros de altura, e a tabebuia ochracea ou ipê-do-cerrado, mas cascudo e de menor porte, mas de vistosa florada.

Fotos: Eleuzair NevesPosted by Picasa

Comentários

  1. O Ipê-amarelo é lindo, cá em Portugal temos o Jacarandá brasileiro de flor roxa, e é também uma árvore majestosa e encantadora. Adorava ter um ipê -amarelo no jardim. Parabêns pelas magnificas fotos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?

Postagens mais visitadas