Embiruçu do Cerrado


FLOR DE EMBIRUÇU



Eu sei que uma flor
Segundo a doutrina poética de Alberto Caeiro
É apenas uma flor

Mas esta do embiruçu é uma flor falante
Que posou na passarela
Em trajes naturais quando eu estava na platéia

Ela sabe que a sonhei
E que amanheceu comigo numa alvorada
Em Olhos de Água
E que me estendeu suas belas formas de origem
Aninhadas num leque redondo
Em vestido branco de noiva!

Ela sabe que apaixonou meus olhos
E me levou até suas pétalas níveas raiadas
Iluminadas pelo sol
E se entregou a mim com um sorriso puro
Do alto de seu ramo
Sem esconder seu habitat humilde e favelado
Encaixado num tronco soturno
De um cerrado de vegetação seca e amarelecida.

Eu gosto de flores falantes tipo embiruçu
Que posam na passarela em trajes naturais
E me olham com amor para eu sonhá-las!



Jan Muá

foto : Mario Friedlände

Comentários

Postagens mais visitadas