Desenvolvimento Segundo Henri Wallon

1- Impulsivo e Emocional (0 a 1ano) - Centrípeto – de Edificação do Sujeito:

a) Impulsividade Motora Pura- 0 a 2/3 meses: - Predomínio dos reflexos e das reações fisiológicas (espasmos, gritos);

b) Emocional ou Tônico-emocional – ( 3 a 12 meses) - Preponderância das expressões emocionais como modo dominante das relações criança-meio. Simbiose afetiva. Começo de sistematizações dos exercícios sensórios-motores.

2 - Sensório-Motor e Projetivo (1 a 3 anos)

a) Sensório-motor – (12 a 18 meses) - Comportamento de orientação, investigação e exploração do espaço circundante, ampliado pela locomoção;

b) Projetivo ou de ideomovimentos – (18meses a 2/3 anos) - Imitação, linguagem, atividade simbólica, representação. Aparecimento da inteligência representativa;

3- Personalismo (3 a 6 anos) - Centrípeto

a) Crise de oposição – (3 anos) - Independência progressiva do Eu. Uso do meu e teu, consciência das diferenciações entre ela e ou outro, sentimento competitivo e de dominação;

b) Idade da graça – (4 anos) - Sedução do outro, chama a atenção para si, quer ser admirada e aprovada. Importância da expressão espontânea e do jogo (alternância entre realidade objetiva e subjetiva);

c) Representação de Papeis – (5 a 6 nos) - Imitação de personagens, necessidade de identificar-se com a realidade;
4 - Categorial - (6 a 12 Anos) - Centrífugo
a) Idade da razão – (6 a 7 anos) - Interesse desloca-se do Eu para as coisas. Poder de autodisciplina mental, atenção.
b) (7 a 9 anos) - Constituição de redes de categorias dominadas pelos conteúdos concretos, relações de classificação.
c) (9 a 11 anos) - Aproximação da objetividade de percepção e pensamento do adulto, conhecimento operativo racional.

5 - Puberdade Adolescência a partir dos 11/12 Anos

a) Idade da metafísica - Retorno ao Eu corporal e ao Eu psíquico; nova crise de oposição. Retirada do pensamento sobre si mesmo, tomada de consciência de si mesmo no tempo (inquietudes existenciais).
Conceitos Chaves da Teoria De Wallon


1) Lei da Preponderância Funcional – é a lei da sucessão da preponderância funcional, na qual as três dimensões ou subconjuntos preponderam, alternadamente, ao longo do desenvolvimento do homem: motora, afetiva e cognitiva. A função motora predomina nos primeiros meses de vida da criança, enquanto as funções afetivas e cognitivas se alternam ao longo de todo o desenvolvimento, ora visando à formação do Eu (predominância afetiva), ora visando o conhecimento do mundo exterior (predominância cognitiva);

2) Lei de Alternância Funcional – indica duas direções opostas que se alternam ao longo do desenvolvimento: uma centrípeta – voltada para a construção do Eu e a outra centrifuga – voltada para a elaboração da realidade externa e do universo que a rodeia. Essas duas direções se manifestam alternadamente, construindo o ciclo de atividade funcional.

3) Lei da integração Funcional – chamada de lei da diferenciação e integração funcional, diz respeito às novas possibilidades que não se suprimem ou se sobrepõem às conquistas dos estágios anteriores, mas, dos três subconjuntos funcionais – motor, afetivo e cognitivo – constitui o ultimo e quarto subconjunto funcional, denominado por Wallon pessoa.
Eleuzair Cunha Neves

Referências:
Disponível em: http://www.navinet.com.br/~gualberto/WALLON.htm (A. GUERRA – “Manual de Psiquiatria Infantil”, Ed. Masson). Acesso24 mar 2005

Comentários

Postagens mais visitadas