COMO É O GENTÍLICO?

Caro leitor, como venho postando os nomes exóticos e um tanto incomuns de cidades brasileiras, fiquei tentada em saber como é o gentílico dessas cidades. Resolvi pesquisar, e encontrei coisas maravilhosas que valem a pena conhecer.
Sei por exemplo que a cidade de Varre-Sai - RJ tem sua história vinculada à de Natividade, município do qual era sede distrital e por vez, a evolução da cidade está ligada a de Itaperuna, com origem na penetração do desbravador
José Lanes Brandão na área, por volta de 1831, que desencadeou fluxo migratório para a região. Assim, 1853 foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Natividade do Carangola e, a partir do final do século XIX, com o advento da ferrovia, sua colonização se processou de forma rápida e contínua e em 1885 a freguesia se tornou vila e sede do município de Itaperuna.
Felicíssimo Faria Salgado foi de fundamental importância para o surgimento da cidade de Varre-Sai, já que foi ele o doador das terras do povoado, nos idos de 1850. Ele o fez devido a uma promessa a São Sebastião, dando origem ao vilarejo de São Sebastião do Varre Sahe. Em de meados do século XX, a decadência da lavoura do café teve como conseqüência a estagnação da dinâmica urbana, que hoje é servida por somente uma rodovia estadual que liga Varre-Sai a Natividade.
O nome do município vem da história de D. Inácia, proprietária de um curral que ela emprestava aos tropeiros. Como, ao saírem, deixavam o local muito sujo, irritada ela dizia: " varre e sai". Algum tempo depois, chegou à cidade cerca de 100 famílias de imigrantes italianos, os quais a colonizariam e a tornariam famosa, pelo tradicional vinho de jabuticaba.
Quanto o gentílico, quem nasce em Varre-Sai é varre-saiense.


Fonte:http://biblioteca.ibge.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas