Auto-estima


Tudo o que molda nossa personalidade está constantemente a ser submetido ao olhar de um "avaliador", que, em seguida, processa essas informações e as traduz em uma emoção, sentimento ou parecer de nós mesmos. Isso é o que nós sabemos como a auto-estima: estimar é apreciar, por preço, avaliar, julgar, acreditar.É a sensação de saber quanto valemos para nós mesmos. Muito, pouco, nada? Como medir esse valor? Não existem fórmulas matemáticas, mas alguém poderia pensar que este sentimento vem da relação entre as pretensões que temos e os sucessos reais que obtemos.
Auto-estima é aprendida e evolui ao longo das fases de vida. Se vamos mudar, então é perfeitamente lógico para alterarmos a nossa auto-estima. Um dia você levanta e se sente realmente uma Juliana Paes, e no dia seguinte não há nada que te faça tirar as pantufas e aquele pijama surrado de quando estava um pouco acima do peso, isso já é motivo suficiente para incentivá-la a vestir uma roupa diferente do habitual.
Se aceitarmos o fato de que o que pensamos de nós mesmos pode ser tão variável como a temperatura climática, iremos resolver muitos dos problemas. Hoje você pode sentir que nunca vai conseguir o que quer, que não serve para nada e que tudo que faz acaba mal.
Esse é o jogo que temos que aprender a jogar: saber entender as regras do “sobe” e “desce”.
Hoje você pode estar por baixo, mas com uma pequenina ajuda, às vezes, com uma conversa com amigo, pode te elevar de novo. Você é quem decide a hora de dar esse impulso na sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas