Você sabe o que é Educação Cinestésica?

Parte I

Cinestesia deriva da raiz grega “kinesis” que significa “- movimento”. Assim, cinestesia trata do estudo do movimento do corpo humano. Já a palavra Educação vem do latim “educare”, que significa “- trazer para fora”. Portanto, Educação Cinestésica é um mecanismo de integração cerebral através de movimentos que remodelam, e de atividades de ginástica cerebral que permitem aos estudantes acessar as partes do cérebro que antes estavam fora do seu alcance. As modificações no aprendizado e as transformações de comportamento são, muitas vezes, imediatas e profundas, na medida em que o individuo descobre como receber a informação e se expressar ao mesmo tempo.

Educação Cinestésica para Crianças.

Ensina remodelar procedimentos e aprimorar a sua qualidade de vida, aprendizado e liberdade de movimento. Assim, com a técnica da Ginástica Cerebral é possível ajudar a qualquer um, seja ela criança, jovem ou idoso, para um melhor aproveitamento de seu potencial cognitivo nas suas atividades diárias.


Figura Movimentos Cruzados





Desenho de um cérebro de frente – O hemisfério esquerdo é ativado quando usa o lado direito do corpo. O hemisfério direito é ativado quando usa o lado esquerdo do corpo. Quando o indivíduo pensa num X, por exemplo, o seu cérebro sabe que quer usar o dois lados ao mesmo tempo. A ginástica cerebral ajuda a praticar o uso simultâneo dos dois hemisférios, em harmonia, fazendo a interligação funcionarem cada vez melhor.

Exemplos de exercícios cinestésicos





Uma coisa que parece simples, mas que no fundo se torna um pouco complicada é coordenar engatinhar – (movimentos coordenados de mãos e pés) e saltos cruzados (coordena os movimentos de forma que o braço e a perna oposta mexam ao mesmo tempo ou movimentos para frente, para trás e para os lados, ademais de mover os olhos em todas as direções. Ainda se pode levar a mão ao joelho oposto cruzado a linha divisória. Portanto, quando os hemisférios cerebrais trabalham juntos desta forma, a mente humana realmente se abre para o aprendizado de novas informações.





Outra maneira de treinar o cérebro a não esquecer palavras e perder a concentração é desenhar um 8 (oito) deitado três vezes com cada mão e, depois mais três vezes com a duas mãos juntas.










Espelho Maluco é outra forma de exercício cerebral. Desenhar com as duas mãos ao mesmo tempo em diferentes direções - “no meio, para fora, para cima e para baixo” ajuda bastante a relaxar os braços e fundamentalmente, facilita à escrita.
by Eleuzair
Fonte: Paul E. Dennison e Gail E. Dennison - Editora: Século XXI Editora

Comentários

  1. Gostei muito ,mas fiquei intrigada...
    Como poderia um cadeirante executar estes exercícios?Poderia fazer sentado?Tem o mesmo efeito?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olha, creio que seja possível. Na Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner conceitua a inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas.
    Em suas pesquisas, Gardner estudou também:
    (a) o desenvolvimento de diferentes habilidades em crianças normais e crianças superdotadas; (b) adultos com lesões cerebrais e como estes não perdem a intensidade de sua produção intelectual, mas sim uma ou algumas habilidades, sem que outras habilidades sejam sequer atingidas; (c ) populações ditas excepcionais, tais como idiot-savants e autistas, e como os primeiros podem dispor de apenas uma competência, sendo bastante incapazes nas demais funções cerebrais, enquanto as crianças autistas apresentam ausências nas suas habilidades intelectuais; (d) como se deu o desenvolvimento cognitivo através dos milênios.
    Portanto, a inteligência cinestésica é uma competência intelectual relativamente independente tem sua origem e limites genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de processos cognitivos próprios.
    Segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos.

    Obs: Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. é a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria,gostaria de usar com meu neto de 4 anos que é autista
    Em breve postarei o sucesso que tivemos com o que aprendi aqui
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deu aquela passadinha rápida? Que tal deixar um comentário?

Postagens mais visitadas