Meio ambeinte: dia Mundial.

Um decreto assinado nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, prevê a substituição gradativa de árvores exóticas e invasoras por espécies nativas, em parques, bosques e nas vias públicas de Curitiba. As espécies exóticas e invasoras seriam uma das principais causas de perda de biodiversidade, na medida em que substituem as plantas nativas.

Estão listadas como exóticas e invasoras as espécies pinus, eucalipto, uva-do-japão, pau-incenso, amora-preta, alfeneiro e cinamomo. O decreto foi preparado por uma comissão técnica da secretaria municipal do meio ambiente, que desde 2006 estuda o impacto das plantas invasoras no ambiente natural da cidade.
Espécies exóticas invasoras são plantas originárias de outras regiões ou países, que se adaptam ao ambiente local, espalham-se de forma descontrolada e tomam o espaço das plantas nativas, comprometendo os ambientes naturais. Podem interferir na alimentação dos animais silvestres, como aves e pássaros, que dependem dos frutos das plantas nativas.
A secretaria municipal do meio ambiente começou a limpeza das espécies exóticas invasoras na cidade. Dos 33 bosques e parques do município, seis já passaram por um trabalho de remoção e substituição dessas árvores. Com apoio de ambientalistas, técnicos da secretaria removeram espécies exóticas invasoras dos parques das Nascentes e Tanguá, e também nos bosques São Nicolau, do Trabalhador, Pilarzinho e Boa Vista.

Foto: Eleuzair C. Neves - Cidade de Curitiba PR - Brasil
Foto: Eleuzair C. Neves - Cidade de Curitiba PR - Brasil
Fonte: Gazeta do povo /vidaecidadania/conteúdo/ ed. 05/06/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas