MANHÃ OUTONAL - PRATICANDO ATIVIDADES FÍSICAS.




Prática de Tai Chi Chuan

Manhã outonal em Curitiba. O céu está parcialmente nublado e faz um frio. Com faço normalmente todas as manhãs, fui fazer atividade física. Faço caminhada seguida de Tai Chi - primeiro Qi Gong ou Chi kung e depois os 24 movimentos de Tai Chi Chuan. Hoje Levei uma amiga para fazer também, parece que ela gostou...
A prática se inicia as 7.50 h, todos os dias da semana. Os movimentos começaram com Chi Kung estando todos os praticantes em circulo, então fazemos os movimentos de aquecimento e as combinações simples. Cada um conta dez repetições. O Qi gong me ajudou muito não só como um exercício diário para obter flexibilidade nos músculos e articulações, como também me ajudou a combater, por exemplo, cefaléias, tonturas, dores espalhada pelo corpo como, as costas, pernas e braços, sem falar nos problemas relacionados com o stress do dia-a-dia, onde transferimos toda a energia para os nossos mecanismos de defesa, especialmente nos ombros, parte de trás do pescoço e maxilares. Toda a nossa energia fica acumulada nessas áreas e o resto do corpo fica tenso e fatigado. O objetivo do Chi Kung é dividir a energia por todas as partes do corpo e encontrar equilíbrio e harmonia interior. Eu encontrei nessa pratica somente benefício e obtive resultados de uma forma impressionante.
Tão logo terminou a série de repetições, fomos diretamente ao Tai Chi Chuan (24 movimentos – ataques/defesas), 50 minutos sem parar, variando ritmo e velocidade.Posso garantir que controle dos golpes e uma palavra que não existe nesta prática.
Você controla sua respiração, equilíbrio e concentração e, depois de tudo isso você se sente leve, tranqüilo e como uma paz de espírito.

Falando em Qi Gong ou Chi Kung

O Chi Kung que significa- Treinamento de Energia – é, provavelmente, uma das práticas de saúde mais antigas conhecidas na China. Surgido dentro das antigas danças xamânicas (Daoyn), foi incorporado por taoístas e budistas e recebeu influência das práticas indianas do chamado Pranayama (ciência yogue do controle da respiração).É composto pela soma entre respiração e movimento - as respirações variam em velocidade, profundidade e vigor, conforme o resultado desejado. O objetivo é cultivar o Chi (energia vital), aumentar a força, melhorar a saúde e, dentro das práticas religiosas, facilitar a transcendência.

Comentários

Postagens mais visitadas