TIRA-DÚVIDAS


DICAS DE PORTUGUÊS


Erros gramaticais e ortográficos devem, por principio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada.
Vejamos alguns dos erros mais comuns do nosso idioma.

- “Mal cheiro” , “mau-humorado” > Mal se opõe à bem e mau a bom. Assim, mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente para : mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar, etc.

· “Fazem” dez anos > verbo fazer quando exprime tempo é impessoal e portanto, fica sempre no singular.
Ex. faz dez anos/ fazia 15 dias/fez um mês.

· “Houveram” muitos acidentes > verbo haver no sentido de existir, também é invariável:
Ex. houve muitos acidentes/ havia muitas pessoas/ deve haver muitos casos iguais.

· “Existe” muitas esperanças > os verbos existir; bastar; faltar; restar e sobrar, admitem normalmente o plural:
Ex. Existem muitas esperanças/bastariam dez dias/faltavam poucos carros/restaram alguns objetos/ sobravam idéias mirabolantes.

· Para “mim” fazer > mim não faz porque não tem sujeito. Assim, para eu fazer, para eu dizer, para eu comer, etc.

· Entre “eu” e “você” > depois d preposição, usa-se “mim” e “ti”
Ex. entre mim e você/ entre eles e ti.

· “Há” quinze anos “atrás” > “Há” e “atrás” indicam passado na frase, portanto, use apenas: há quinze anos ou quinze anos atrás.

- “Entrar dentro” > o certo é: “entrar em”. Veja outras redundâncias: sair fora ou para fora, elo de ligação, monopólio exclusivo, já não há mais, ganhar grátis, viúva do falecido, e por ai a fora.

- Vai assistir “o” jogo do Corinthians hoje? Assistir como presenciar exige “a” .
Ex. Vai assistir ao jogo.../ à missa/ à sessão. Outros verbos com “a” :
A medida não agradou (desagradou) à população./ eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / aspirava ao cargo de presidente. / Pagou ao credor. / respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas