TIRAS-DÚVIDAS


Cãibra ou câimbra


As duas formas são registradas pelo dicionário Aurélio. “Cãibra” paroxítona, mas o dicionário Michaellis separa suas sílabas assim: cã-i-bra. Enquanto “câimbra” é proparoxítona, por isso o acento circunflexo, porém há quem discorde, dizendo que ela continua sendo uma paroxítona pois o encontro vocálico, na verdade, é um ditongo decrescente nasal. Em Portugal só há cãibra.

Caixa


Qual é a construção correta?1. Maria é o caixa daquele supermercado.Ou: Maria é a caixa daquele supermercado.2. Saquei o dinheiro no caixa eletrônico.Ou: Saquei o dinheiro na caixa eletrônica.RESPOSTA: o caixa – masculino - indivíduo que trabalha numa caixa (seção, local). Seja ele homem ou mulher.Feminino: seção de estabelecimentos comerciais, bancos, repartições públicas, etc. Onde são feitos pagamentos e recebimentos. Exemplo: Para pagamentos, dirija-se à caixa (mesmo que seja eletrônico).


Cavoucar ou cavucar?


Empreguei a forma popular do verbo cavoucar na Entrelinhas de quinta-feira, Concurso Público, ou seja, cavucar, alguém ligou apontando o emprego como erro. A forma culta-cultíssima é mesmo cavoucar quando a palavra tiver o sentido de fazer cavoucos, cavar buracos, mas a forma popular cavucar ganhou sentido novo: cavar a vida, lutar pela subsistência. Está no Aurelião. É bom esclarecer que a crônica diária, ligada ao cotidiano, tem um compromisso com a linguagem informal, popular. Por exemplo, na crônica Vereador Banguelo preferi a variante popular, mais usada na região, à forma culta banguela. As duas formas são registradas pelo Aurelião.


Chope/chopes


Qual a forma correta: chopp/chopps ou chope/chopes? Resposta: A forma correta é chope/chopes, que significa cerveja fresca de barril. No alemão, schoppen; no francês, chope.


LO, -LA, -LOS, -LAS


Se o verbo terminar em -S, -R ou -Z, os pronomes oblíquos "o", "os", "a" e "as" ligar-se-ão a ele cortando-se a letra final (S-R-Z) e acrescentando-se um L antes dos pronomes (LO, LA, LOS, LAS).

Exemplos:

amar a ele = amá-lo

fazer a prova = fazê-la

já o fiz = fi-lo

eu os pus = pu-los

ele as faz = fá-las


-NO, -NA, -NOS, -NAS


Quando o verbo terminar em -M, -ÃO, ÕE, deixa-se o verbo como está e acrescenta-se um N aos pronomes -O, -A, -OS, -AS (no, na, nos, nas).

Exemplos:

Elas o amam = amam-no Ele a põe = põe-na

Eles são so réus? = São-nos


OBS.: Se a terminação do verbo for -MOS, ele perde o S antes de NOS (a nós)

Exemplos:

Nós nos informamos = informamo-nos


CUIDADO:

Tu tens o livro = tem-lo

Ele tem o livro = tem-no

Tu pões a mão = põe-la

Ele põe a mão = põe-na


Está correto escrever "como, por exemplo"?


“O Assistente pede informações essenciais, como, por exemplo, o nome da loja e as informações de contato.”Não há necessidade de usar juntas as duas expressões, pois “como” já implica a idéia de que se vai apresentar um “exemplo”. Portanto, já que elas são equivalentes, não convém que andem juntas.

Eemplo:

“O Assistente pede informações essenciais, como o nome da loja e as informações de contato.”

“O Assistente pede informações essenciais, por exemplo, o nome da loja e as informações de contato.”

Comentários

Postagens mais visitadas