DEFESA SOCIAL - dicas de segurança



A cada dia a falta de segurança toma conta da nossa vida. A violência está em todo lugar, nas ruas, nos supermercados, nas escolas, nos restaurantes, nos estádios de futebol, nos ônibus e metrôs, nas casas e nos condomínios (sim senhor, apesar de câmeras por todos os lados, há falta de segurança...) enfim, todo cuidado é pouco diante dessas situações, como diz o ditado “seguro morreu de velho, e o desconfiando ainda está vivo até hoje...” Por isso a Guarda Municipal de Curitiba, preocupada com a segurança da população curitibana, oferece algumas dicas de segurança sobre os devidos assuntos:

Na rua


Evite a ação dos marginais, não ostentando correntinhas, relógio, medalhas, braceletes e outras jóias.
Não carregue objetos de valor, grandes quantias em dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
Evite andar por ruas ou praças mal iluminadas.
Separe previamente o dinheiro necessário para pequenas despesas, como café, cigarro, condução, etc.
Se você achar que está sendo seguido, atravesse a rua ou entre em algum estabelecimento movimentado para buscar ajuda.



Nas compras



Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito.
Prefira pagar com cheque ou cartão. Assim, você não precisa levar grandes quantias em dinheiro.
Não deixe a bolsa, carteira ou objetos comprados em locais que possam ser roubados. Não entre em lojas muito cheias, para evitar aglomeração.
Procure fazer suas compras em horários de menor movimento na loja.
Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, carrinhos de pipoca, etc.
Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada.
Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas.

Na agencia bancária

Proteja bem o dinheiro ou os cheques na hora que você for ao banco fazer depósito.
Não converse com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.
Ao fazer um saque, nunca coloque o dinheiro ou a carteira no bolso de trás.
Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados, para ver se não tem ninguém seguindo você.
Não peça ajuda ou informações a estranhos
No carro


Onde você estiver, tome cuidado com o seu carro:Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo que seja por 1 minuto apenas.As chaves sobressalentes nunca devem ser guardadas no interior do carro.Procure deixar seu carro em estacionamento vigiado e de sua confiança.Quando estacionar na rua, deixe seu carro em local mais visível e iluminado.Nunca deixe documentos, talões de cheque, cartões de crédito, etc. dentro do carro e expostos sobre os bancos.

Nos cruzamentos

Evite a ação dos marginais, não ostentando correntinhas, relógio, medalhas, braceletes e outras jóias.Mantenha os vidros do seu automóvel fechados e as portas travadas por dentro. tome cuidado quando parar nos faróis.Não abra os vidros do seu automóvel para vendedores ambulantes que, muitas vezes, são assaltantes disfarçados.Não pare para discutir "batidinhas", principalmente à noite; os ladrões fazem isso de propósito para assaltá-lo.




Quando for viajar





Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas.Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem.Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem, etc.).Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho recolher a correspondência.Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de bancos.Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significam ausência de pessoas.No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.
Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança.Evite colocar cadeados do lado externo do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores. Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida, quem usá-la apenas para verificar se você está em casa.Feche as portas e janelas com trincos e trancas. Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares
.

Nos condomínios


A sua compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do Condomínio;Elogiar as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas;Ao chegar ou sair da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas, aguardando ou dando voltas até sentir-se em segurança;Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes e objetos a vista e com o alarme ligado;Alertar a portaria para que receba as encomendas feitas ou avise para que vá atender ao entregador na recepção;Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, só então descer à recepção para atender;Contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.) somente os receber na portaria, exigir documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações;As chaves de todas as dependências não devem ser deixadas com empregados, mantendo algumas dependências isoladas. Assim como, não deixar cópias das chaves na portaria.








GUARDA MUNICIPAL - 153
CINE - Bombeiros - 190
Defesa Civil - 199



Fonte: prefeitura Municipal de Curitiba PR

Comentários

Postagens mais visitadas