Bom dia





Hoje quando fui caminhar no Jardim Botânico, entrei para um grupo que pratica Tai Chi Chuan. Estou radiante, porque é a segunda vez que pratico esse tipo de arte.
Mas, na verdade o que é Tai Chi Chuan? É uma arte marcial de origem chinesa, criada há mais de 2000 anos. Com a invenção das armas de fogo, o Tai Chi Chuan perdeu seu caráter marcial e passou a ter uso terapêutico.
O Tai Chi se baseou na natureza - da observação de animais, por exemplo - mas sua efetiva fonte de energia encontra-se totalmente em nosso interior. Apesar de suas raízes estarem na antiga China, o Tai Chi Chuan é muito indicado para os nós ocidentais. Ele pode nos dar, que vivemos em ritmo veloz das cidades urbanas, um fator de compensação em nossas vidas.
O Tai Chi Chuan é composto de movimentos circulares, concomitantes com respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efetuados, sem utilização de força física. A seqüência aprendida dos movimentos são contínuas, delicadas e circulares, desenvolvendo o alongamento do corpo e ativando a circulação do praticante, além de relaxar os músculos.
Como sou uma pessoa que praticamente passo muito tempo sentada, o sedentarismo quase faz parte do meu dia a dia, hoje, é um comportamento praticamente epidêmico. Por isso, a minha decisão de voltar a praticar tai chi foi maravilhoso, primeiro porque gosto muito e segundo porque só vai me fazer bem , pois vou estar estimulando cada vez mais os meus movimentos uma vez que o Tai Chi é conhecido pela sua eficiência no benefício da saúde física e mental dos seus praticantes, prevenindo alguns tipos de distúrbios como o estresse, a depressão, a ansiedade, a insônia, doenças de fundo auto-imune, doenças do sistema respiratório, enxaquecas, dores musculares e auxiliando no combate das artrites e artroses. Além de melhorar a postura, melhorar a memória, o equilíbrio e o autocontrole.
Com este ano resolvi investir em mim, vou praticar com regularidade e isso só me trará benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas