Cadeiras

O dicionário define ''cadeira'' como um ''assento com encosto, geralmente de quatro pés, para acomodar uma pessoa''. Por ser um objeto tão útil, cômodo e fácil de fabricar, tendemos a pensar que a cadeira tem sido utilizada de forma generalizada em todas as épocas.
No entanto, até o século XVI, as cadeiras eram objetos muito escassos, reservados unicamente para os nobres e poderosos. A maioria das pessoas comuns se conformava em sentar em bancos e tamboretes, com se pode apreciar em uma infinidade de representações pictóricas medievais.
Apesar disso, existem registros de cadeiras desde a época dos egípcios, por volta de 3.000 a.C. Feitas de marfim ou ébano, elas incorporavam a esplendorosa riqueza de seus possuidores, os governantes. Os pés não eram retos e apresentavam esculturas de leões, touros e até seres humanos. Mais adiante, os romanos escolheram o mármore para criar suas cadeiras cerimoniais, adornadas com esfinges e outros motivos.
Atualmente, uma cadeira pode ser feita de praticamente qualquer material, desde madeiras de todo tipo até metais, tecidos e materiais plásticos. Existem cadeiras infláveis, de cartolina e cadeiras especificamente criadas para diversas utilidades. Muitos escritórios utilizam cadeiras ergonômicas que favorecem a postura do trabalhador, aumentando seu rendimento

Comentários

Postagens mais visitadas