Curitiba em Imagens

Curitiba em Imagens
Minha cidade

sábado, 13 de outubro de 2012

COPA DE 2014 - BRASIL : ANDAMENTOS DOS ESTADIOS

CIDADES-SEDE




As obras do Mineirão - Belo Horizonte - MG tiveram o maior avanço mensal desde o início dos trabalhos e atingiram 78%. O novo índice coloca o estádio na vice-liderança entre as arenas mais avançadas da Copa.


Mineirão.



A Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro divulgou novas imagens das obras do Maracanã, com destaque para a montagem da cobertura. Veja!

 Maracanã

 Maracanã



Fonte Nova, um dos seis estádios da Copa das Confederações, deve ser entregue à Fifa no final de março. Antes da entidade começar a operar o local, a arena passará por uma fase de testes que durará 70 dias, com início em janeiro. 
Segundo o diretor de engenharia da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes, o estádio estará próximo dos 100% de conclusão no final do ano. "A previsão é que toda parte física esteja pronta em dezembro", disse.
A instalação do gramado, por exemplo, terá início com o sistema de drenagem e vai durar 120 dias a partir de novembro. A montagem dos assentos começará após a construção da cobertura, quando o espaço nas arquibancadas não estiver mais ocupado pelos cabos que integram o mecanismo.



O processo da construção da cobertura, que corresponde a 12,5% do total da construção do estádio, entrou em nova fase nesta semana, com o içamento dos cabos tensionados, com 9,2 km de extensão. A etapa inicial, relacionada à montagem no anel de compressão, começou em maio deste ano. 



Agora, o içamento do anel de tração superior e inferior ocorrerá até a segunda quinzena de outubro. "O içamento lento porque é monitorado, com paralisações para checar os macacos. Há uma metodologia para isso", afirmou Góes. Em 45 dias, outros elementos também estarão instalados. As hastes e arcos são suplementares para a membrana ser apoiada.


Até dezembro, na parte final do processo, uma membrana impermeável, auto-limpante e translúcida será montada e cobrirá os 50 mil lugares do estádio.
A Arena Fonte Nova vai receber três jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013. Um ano depois, o estádio será palco de seis partidas do Mundial 2014.



                                               Mané Garrincha _ Brasilia - DF 




O andamento dos trabalhos no estádio que irá receber quatro jogos da Copa 2014. O índice, 45,74%, é praticamente o mesmo do mês passado (45,12%). 

Segundo a empresa, os trabalhos estão divididos em três frentes: demolições, fundações e construção civil. A reforma chegou a 90% de execução, enquanto a obra nova atingiu 16%.





Arena da Baixada - Curitiba PR


Arena da Baixada - Curitiba PR




Castelão
Pilar da cobertura começa a ser instalado na Arena Pernambuco (crédito: Divulgação/Odebrecht)

O estádio, localizado em São Lourenço da Mata, cidade vizinha à capital Recife, vai receber cinco partidas na Copa do Mundo, além de outras três na Copa das Confederações em 2013.

Hoje 58% pronta, a arena precisa avançar 6% ao mês para ser finalizada dentro do prazo, fevereiro do ano que vem.
O custo do empreendimento é de R$ 500,2 milhões, sendo R$ 400 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 








Estádio onde serão disputadas quatro partidas da Copa de 2014, a Arena da Amazônia apresentou evolução nas obras no último mês de agosto. De acordo com a UGP Copa (Unidade Gestora do Projeto Copa), o estádio de Manaus já está 45% concluído.





O prazo de conclusão é dezembro de 2013. Apesar dos problemas que enfrentou com o TCU (Tribunal de Contas da União) neste ano, a arena manauara não teve grandes atrasos, de acordo com o governo local.







Arena das Dunas já recebeu  os primeiros degraus das arquibancadas. O início da instalação das 1,7 mil peças pré-moldadas ocorreu no setor oeste do estádio. A obra chegou a 33,05% de conclusão. 









A etapa, segundo o consórcio responsável pelas obras, estava prevista para fevereiro de 2013. O término da montagem das estruturas deve ocorrer no começo de 2013. 












Novas imagens das obras da Arena Pernambuco. Segundo a Odebrecht, as fotos são de setembro














Arena Pernambuco.